São José é reconhecida como “Amiga da Bicicleta” pela ABCSP

Neste primeiro semestre de 2024, São José dos Campos teve uma relação muito produtiva com as bicicletas

Além de ações que promovem o uso das bikes como meio de transporte, São José recebeu o Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, na Via Cambuí. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em comemoração ao título concedido pela Associação Brasileira de Ciclistas (ABCSP), a Prefeitura de São José dos Campos realiza neste domingo (23) um passeio ciclístico pela Linha Verde. A saída dos ciclistas será no Centro da Juventude, às 9h, região sul da cidade.

Além do passeio, a Prefeitura receberá uma homenagem no auditório do complexo esportivo, que faz parte do Encontro Cicloviário de São José dos Campos, promovido em parceria com a ABCSP, Federação Paulista de Ciclismo e da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária do Estado de São Paulo.

Encontro de Ciclistas

De acordo com levantamento feito pela ABCSP, dentre 644 cidades (desconsiderando a capital paulista), São José dos Campos tem o maior sistema de ciclovias do Estado de São Paulo, com mais de 178 km de infraestrutura.

O Encontro Cicloviário de São José dos Campos tem como objetivo promover, divulgar e defender os meios de transporte à base de propulsão humana, em especial as bicicletas, como opção de locomoção, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte.

Inserida no contexto urbano das cidades, as bicicletas se tornaram alternativas viáveis de mobilidade. Neste sentido, o evento busca incentivar também o uso correto e seguro de bicicletas e triciclos, com debate amplo para desenvolvimento e difusão de opções sustentáveis de locomoção.

São José e as Bikes

Neste primeiro semestre de 2024, São José dos Campos teve uma relação muito produtiva com as bicicletas.

Tanto no esporte, quanto na mobilidade, a cidade foi referência brasileira ao receber o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, construiu uma nova pista de BMX no Parque Industrial aos padrões internacionais de competição e avançou em projetos cicloviários, com mais de 178km de infraestrutura, além de formar parceria com a Receita Federal para a integração de bikes com o sistema de transporte público.

Botão Voltar ao topo