São José: Exposição do Museu de Esportes chega ao Poli Altos de Santana

O objetivo da exposição é evidenciar as grandes conquistas e os expoentes do esporte em São José dos Campos no ano em que o museu completa 25 anos de fundação. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A exposição itinerante “Museu de Esportes de São José dos Campos: Conquistas de uma Trajetória” chega nesta terça-feira (18) ao Centro Poliesportivo Altos de Santana (Av. Alto do Rio Doce, 801, Altos de Santana), na região norte da cidade, onde permanece até o dia 12 de julho.

A entrada é gratuita e a visitação acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.

O objetivo é evidenciar as grandes conquistas e os expoentes do esporte em São José dos Campos no ano em que o museu completa 25 anos de fundação. A mostra reúne textos e imagens. Outros espaços do município receberão a exposição itinerante ao longo do ano.

O intuito é difundir, a partir do acervo do museu, a vivência da prática esportiva e seu poder de transformação política, social e afetiva. No total, oito espaços do município receberão a mostra itinerante ao longo do ano.

A mostra já passou pelo Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, onde recebeu um público estimado de 5.740 pessoas, segundo a coordenação do local. Ocorreram, ainda, as oficinas “Os Museus como espaços de educação não formal – contextualização e prática a partir do Museu de Esportes de São José dos Campos” e “Conservação Preventiva de Acervos Museológicos”.

As próximas sedes, como previsto, são: Parque Alberto Simões (Altos de Santana), Centro Esportivo Mário Weiss (Vale do Sol), Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, Centro Poliesportivo João do Pulo (Jd. Satélite), Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira (Santa Inês), Centro Poliesportivo Jd Cerejeiras.

A iniciativa foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). A realização é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Engenho Cultural. O apoio é da Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Museu de Esportes.

Museu de Esportes

Fundado em 1999, o Museu de Esportes de São José dos Campos é vinculado à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Ao longo de sua história, desenvolveu projetos, pesquisas e estudos focados na preservação da memória esportiva do município por meio de ações que visam salvaguardar, recuperar e ampliar seu acervo, composto por mais de 27 mil itens, entre fotografias, arquivos audiovisuais (filmes, áudios), objetos (troféus, medalhas, bolas, uniformes), livros e documentos (cartazes, posters, diplomas, álbuns).

Botão Voltar ao topo