Jacareí promove II Fórum de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Evento será realizado na sexta-feira (21), no Teatro Municipal Ariano Suassuna

Jacareí promove ‘II Fórum de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’. (Foto: Divulgação/PMJ)

O Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Jacareí, realizará na próxima sexta-feira (21), o ‘II Fórum de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’. O evento será aberto ao público, e para participar, a inscrição poderá ser feita no próprio local.

O Fórum recebe o tema ‘Não à Violência Velada’. A programação terá palestras e roda de conversa, além de apresentações de dança e teatro. O evento será realizado das 13h às 16h30, no Teatro Ariano Suassuna, localizado na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, no Parque dos Sinos.

“Devemos pensar que, na maioria dos casos, a violência contra o idoso é velada, oculta, desapercebida ou mesmo ignorada pela sociedade. Gritos de socorro são continuamente proferidos e não ouvidos. Violências como o desprezo, o abandono, o uso abusivo do dinheiro do idoso, assim como não permitir que este idoso tenha poder de fala ou autonomia sobre sua própria vida, são exemplos”, explica a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Dra. Márcia Santos.

Conscientização

O Conselho Municipal do Idoso escolheu o dia 21 de junho para realização do Fórum, para sensibilizar a população quanto ao ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’, comemorado no dia 15. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

Programação

13h – Recepção
13h30 – Abertura oficial
13h50 – Contação de Histórias – “Carol do Brasil em: Nessa Mala tem História”.
14h40 – Palestra: “Violência Velada”, com Dr. Cláudio Stucchi
15h20 – Roda de Conversa: mediadora Cibele Sugano (Jornalista)

Palestrantes

Dr. Celso Guido Lellis Vieira Júnior – Médico Geriatra
Dr. Cláudio Stucchi – Advogado e Gerontólogo
Elaine Santos – Assistente Social / Defensoria Pública
Dra. Ziqueide Vita da Silva – Delegada da Delegacia da Mulher

16h20 – Apresentação: Grupo de Dança Cigana da Casa Viva Vida
16h30 – Encerramento.

Botão Voltar ao topo