Taubaté: 1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno” terá filmes com LIBRAS

(Foto: Divulgação)

A 1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno”, que será realizada em Taubaté neste mês, entre os dias 15 e 21 de junho, irá projetar oito obras fílmicas -curtas, médias e longas-metragens- de diferentes épocas do cinema, que compõe o acervo doado pela família do comerciante Benedicto dos Reis Bueno à Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade.

Entre os oito filmes a serem exibidos no evento, três foram especialmente preparados para o público PcD com deficiência auditiva.

Entre as produções que terão acessibilidade comunicacional com a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), estão os curtas-metragens “Dramática Popular (Bumba meu Boi)”, um documentário brasileiro de 1954 dirigido por Geraldo Sarno e; “Pie Eyed”, comédia americana de 1925 dirigida por Percy Pembroke & Joe Rock, a serem apresentados na sessão de estreia da Mostra, no sábado (15/6), às 16 horas, na Feira do Livro da Rodoviária de Taubaté (FLIRT). Já na sessão de terça-feira, dia 18, às 19 horas, no Cineclube Rede Cidade “Coróner Pituba”, será exibido o “western” estadunidense, de 1949, “O “Cavaleiro Solitário”, dirigido por George Washington Trendle.

A curadora do evento, jornalista Cláudia Mello, explica que a exibição dos filmes clássicos com o recurso da LIBRAS é uma oportunidade de promover o acesso de pessoas com deficiência auditiva ao universo da sétima arte. “Nossa Mostra traz filmes de uma época em que a inclusão da pessoa com deficiência não era pensada em nenhum sentido. Hoje os tempos são outros, nos permite apresentar obras para todos os públicos, a partir de ferramentas adequadas”.

A iniciativa da 1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno” é da produtora Caipira Filmes, com fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Taubaté, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem coprodução de Kilometrarte, Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, Felício Neto e Escola de Mídia Comunitária.

1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno”

15/06 (sábado), 16h – Feira do Livro da Rodoviária de Taubaté

– “Dramática Popular (Bumba meu Boi)”, 1954, curta-metragem, documentário brasileiro dirigido por Geraldo Sarno; Com acessibilidade comunicacional em LIBRAS

– “Pie Eyed”, 1925, curta-metragem, comédia americana dirigida por Percy Pembroke & Joe Rock. Com acessibilidade comunicacional em LIBRAS

17/06, segunda-feira, 19h – Cineclube Coronér Pituba

– “Tico-Tico no Fubá”, 1952, biografia romanceada do compositor Zequinha de Abreu, direção Adolfo Celi. Elenco com a jovem Tônia Carrero.

18/06, terça-feira, 19h – Cineclube Coronér Pituba

– “A Cantoria”, (repente/desafio) 1954, curta dirigido por Geraldo Sarno;

– “O Cavaleiro Solitário”, western estadunidense, 1949, direção de George Washington Trendle (Com acessibilidade comunicacional em LIBRAS)

19/06, quarta-feira, 19h – Cineclube Coronér Pituba

– “Um Homem e o Cinema”, 1922/1976, doc., dir. Alfredo Sternhein, retrospectiva do legado de Alberto Cavalcanti para o cinema brasileiro.

20/06, quinta-feira, 19h – Cineclube Coronér Pituba

– “Lampião, o Rei do Cangaço”, 1937, dirigido por Benjamin Abrahão Botto, único fotógrafo e cinegrafista autorizado a acompanhar o cotidiano de Virgulino Ferreira da Silva e seu bando.

21/06, sexta-feira, 19h – Cineclube Coronér Pituba

“Sinfonia Amazônica”, primeiro longa-metragem de animação feito no Brasil, em 1953, por Anélio Latini Filho. A obra mostra todo o processo de produção da animação feita de forma artesanal e o resultado depois de pronto.

Quem foi Benedicto dos Reis Bueno, o “Amigo Bueno”

Comerciante nascido em 14 de janeiro de 1927, em Taubaté, dono da Casa do Avicultor. Sempre teve como lazer o hábito de assistir filmes variados em épocas, temáticas, nacionalidades, diretores, elenco etc.

Um dia, visitando uma banca de jornal perto da Igreja do Rosário, viu uma fita da artista Deanna Durbin e resolveu comprar, começando aí uma coleção de 10.000 títulos.

Esse interesse chamou a atenção de outras pessoas que nutriam o mesmo gosto por cinema e, entre amistosas conversas sobre as produções de todos os tempos, começaram as trocas de obras altamente recomendadas entre o seleto grupo de apaixonados na busca por novas produções.

Mais tarde, “seo Bueno” se tornou um dos maiores colecionadores e referência de ricas informações sobre cinema do mundo inteiro, sendo procurado por estudantes e produtores independentes iniciantes da região.

Serviço: 1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno”

100% gratuita e com classificação livre para todos os públicos

– Estreia 15 de junho de 2024, sábado, às 16 horas, na FLIRT

Rua Benedito Silveira Moraes, 60 (Rodoviária Nova) – Jd. Ana Emília.

– De 17 a 21 de junho, às 19 horas, a 1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno”, terá projeções no Cineclube Coronér Pituba

Av. Des. Paulo de Oliveira Costa, 540 -centro, anexo à sede da TV Cidade.

Proponente e produção: Caipira Filmes

Co-produção: Kilometrarte, Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, Felício Neto, Escola de Mídia Comunitária

Realização: Lei Paulo Gustavo Taubaté; Secretaria de Cultura, Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté; Ministério da Cultura e Governo Federal

Acesse também: @caipirafilmes, @tvcidadeoficial, @claudiamello

Botão Voltar ao topo