Caçapava promove City Tour especial de São João

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove city tour especial Festival São João de Caçapava nos dias 15, 16, 22, 23 e 24 de junho, às 12h, 13h e 14h, com saída da Festa de São João.

O percurso é o seguinte:
– Espaço Cultural Ruy Barbosa
– Matriz São João Batista
– Praça da Bandeira, Coreto e Escola João Gonçalves Barbosa
– Estação Ferroviária e Armazém Ferroviário
– Monumento Capital do Antigomobilismo (Fica a critério do guia e do motorista fazer o monumento primeiro ou por último)
– Museu Roberto Lee
Retorno: Festa de São João

Descrição dos pontos turísticos:
Grupo Escolar Ruy Barbosa – Espaço Cultural Ruy Barbosa – Costruída a partir de 1905 com projeto de Jose Van Humbeeck, é uma das 126 escolas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo como parte de um projeto então inovador de política pública educacional.

É tombado pelo condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Desde setembro de 2023 o prédio abriga o Museu Moura Resende, Museu Caipira, exposições temporárias, biblioteca e a Secretaria de Cultura e Turismo.

Matriz São João Batista
Fundada em 1850, a Igreja Matriz de São João Batista é considerada o Marco Zero do atual município.

Construída inicialmente em taipa e de estiloneoclássico de província, foi ao seu redor que começaram a ser edificadas as primeiras casas.

No início do século XX, a edificação passou por uma reforma que a transformou no que é hoje, uma imponente igreja em estilo eclético, marco visual da cidade. Um dos destaques no interior da igreja é o conjunto de 23 vitrais, provenientes de doações de diversas famílias.

Praça da Bandeira \ Coreto \ Escola João Gonçalves Barbosa
Inicialmente com o nome de Largo de São Benedito, já abrigou uma imponente igreja do mesmo nome em seu espaço até 1938.

Abrigou também o Cemitério público que abrangia grande parte estendendo-se desde o meio da atual Praça até onde há o fórum, o edifício da Câmara, o prédio que foi o Paço Municipal e que agora é a atual Escola João Gonçalves Barbosa onde foram encontradas ossadas durante a sua reforma. O Coreto foi projetado e construído por Juvenal de Abreu e inaugurado em 1918.

Estação Ferroviária \ Armazém Ferroviário
Desde 1875 e até antes os habitantes de Caçapava estavam esperançosos dos benefícios que teriam com a construção da Estrada de Ferro, que se iniciaria em 1872, para Ligar São Paulo a Cachoeira Paulista, ponto final da estrada de ferro D.Pedro II, já existente desde o Estado do Rio de Janeiro.

O início das Obras em nossa Vila de Caçapava se deu em 1873 com grande Fogueteiro. Foi em 1o de outubro de 1876 que se deu a inauguração de nossa estação de linha férrea, com a chegada do primeiro trem a Caçapava.

Monumento do Antigomobilismo
O carro Tucker Torpedo nasceu dos sonhos do Americano Preston Tucker, que tinha como objetivo projetar e produzir o melhor automóvel já existente.

Ao longo do processo de produção, Tucker sofreu muitos boicotes de materiais, falsas acusações, respondeu a processos e acabou conseguindo construir apenas 51 carros, antes que a Tucker Corporation foi efetivamente fechada. O modelo que temos em nosso acervo é o 1035, produzido em 1948, e o único que chegou a andar em solo brasileiro.

Museu Roberto Lee
Em maio de 1944 se instalava na cidade a VALPATEX Industria e Comercio de Tecidos S/A, construíram um prédio no bairro Vera Cruz, com uma ótima estrutura para acomodar a indústria.

Eles iniciaram as atividades com a produção de tecidos variados, onde se destacava a utilização do algodão cru, que além de utilizados para o embalo de produtos destinados à exportação, também tinham um ótimo comércio no varejo.

Em 1952 a VALPATEX Industria e Comercio de Tecidos S/A teve o seu nome mudado para Fábrica de Tecidos São Jorge. Por razões ainda desconhecidas, a indústria acabou parando suas atividades por um tempo, retornando brevemente em 1972/73. Porém, em 1978/79, se encerra de modo definitivo as atividades de seus trabalhos.

O Museu voltou ao seu funcionamento pleno em outubro de 2023, após uma série de reformas e com uma nova expografia.

Botão Voltar ao topo