Taubaté inicia ação contra descarte irregular de lixo

(Foto: Divulgação/PMT)

Empenhada em combater o descarte irregular de lixo e entulho na cidade, a Prefeitura de Taubaté deu início na terça-feira, dia 11, a uma operação de fiscalização visando garantir a limpeza e preservação ambiental.

Coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, a ação conta com o apoio da Secretaria de Segurança e utilizará as câmeras de monitoramento do Centro de Gestão Integrada (CGI).

A operação traz diversas estratégias para identificar e coibir o descarte ilegal de resíduos. As câmeras do CGI serão utilizadas para flagrar infratores em tempo real, enquanto equipes da Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Serviços Públicos realizam vistorias diárias nas áreas mais afetadas.

O descarte irregular de lixo nas áreas verdes é considerado crime ambiental, e os infratores identificados serão conduzidos à Delegacia para as devidas providências legais. A Guarda Civil Municipal (GCM) também contribuirá com a operação durante seus patrulhamentos para coibir práticas ilegais de descarte nos espaços públicos.

CANAIS DE DENÚNCIAS

Para facilitar a participação da população, a Prefeitura ampliou os canais de denúncia. Os cidadãos podem reportar casos de descarte irregular de lixo ligando para a GCM pelo número 153, para a Defesa Civil pelo número 199, para a Secretaria de Serviços Públicos pelo telefone (12) 3635-2777, ou para a Divisão de Posturas pelo telefone (12) 3622-2374.

A população é incentivada a utilizar as lixeiras residenciais para a coleta regular de lixo orgânico, assim como os 14 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos pela cidade para o descarte adequado de materiais recicláveis.

Botão Voltar ao topo