São José: Clube de Leitura faz sucesso em São Francisco Xavier

Vista do distrito de São Francisco Xavier: encontros acontecem sempre na segunda terça-feira de cada mês. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Um clube de leitura, em São Francisco Xavier, tem atraído apaixonados por livros todos os meses no distrito de São José dos Campos. O novo encontro, na terça-feira (11), às 19h, aconteceu na Biblioteca Solidária Sidnei Pereira da Rosa, na praça Cônego Manzi.

Não é necessário se inscrever. Basta chegar e participar. As vagas, porém, são limitadas a 25 pessoas.

Para este encontro, o livro tema é ‘Tudo é Rio’, de Carla Madeira, e terá mediação de Vanessa Valente e Hellen Santos.

O clube acontece uma vez por mês, sendo sempre na segunda terça-feira de cada mês. A média de participantes chega a 15 pessoas, com faixa etária bem ampla. O encontro é finalizado com café comunitário.

No clube, as pessoas têm a oportunidade de discutirem sobre o livro da vez e tudo o que envolve aquela narrativa.

O clube, neste formato, acontece desde o fim do ano passado e tem a aprovação do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e a parceria com a Biblion (Biblioteca digital gratuita de São Paulo).

“Um dos critérios de escolha do livro é que ele tenha no acervo da biblioteca e, se necessário, a gente compra mais exemplares.

Mas, por meio da Biblion, também tem a opção do e-book. E a ideia é sempre trazer assunto novos e diversos, algo que os participantes não estejam acostumados, para que possam exercer o senso crítico da criatividade”, disse Hellen.

O clube de leitura é uma ação desenvolvida pela Biblioteca Solidária Sidnei Pereira da Rosa em parceria com a voluntária e mediadora Vanessa Valente, e conta com o apoio da assistente de biblioteca sênior e também mediadora Hellen Santos.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo apoia o clube de leitura.

Serviço

Biblioteca Solidária Sidnei Pereira da Rosa
Praça Cônego Manzi, 48, centro, São Francisco Xavier

Botão Voltar ao topo