Mov.Cicla inicia lançamento de vídeos sobre projetos socioambientais

Esse é o quarto vídeo da série Mov.Cicla 2023. Para as próximas publicações, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelos demais grupos de trabalho participantes

(Foto: Divulgação/PMP)

Em 2023, dentro da Formação Mov.Cicla, foram desenvolvidas diversas ações socioambientais em Pindamonhangaba, lideradas por grupos de trabalho (GTs) formados pelos participantes e acompanhadas pela equipe do Programa Mov.Cicla.

O primeiro vídeo das ações desenvolvidas pelos GTs foi lançado hoje nas redes sociais do programa e ilustra as atividades desenvolvidas no projeto Cantinho Verde.

Este projeto surgiu após uma caminhada diagnóstica, onde foi observado o descarte inadequado de lixo e entulho nas proximidades de um bairro de Pinda, sendo vista a necessidade de contribuição para melhorias no local, integrando esforços com um projeto já iniciado por sua vizinhança.

Incluiu a participação de educadoras e membros da comunidade escolar da CMEI Josefina Cembranelli Schmidt juntamente com representantes do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino (DRE-Pinda).

Este GT, que integrou instituições municipais e estaduais, desenvolveu um Plano de Intervenção com o objetivo de transformar um espaço público historicamente negligenciado, que era utilizado para despejo de entulhos e por usuários de drogas, em um espaço verde e ecopedagógico, agora conhecido como “Cantinho Verde”.

Foram promovidas ações diversas, em parceria com o poder público, para limpar, roçar e plantar grama neste espaço, e organizados mutirões para conscientizar a comunidade escolar sobre a inadequação do descarte de lixo e entulho no local e engajar os munícipes na transformação deste espaço de uso comum.

Nestes mutirões, as instituições de ensino e a comunidade atuaram juntas, removendo pragas da grama, descartando essa poda apropriadamente, realizando o plantio de árvores frutíferas nesse local e propiciando para as crianças experiências prazerosas envolvendo os cuidados com a natureza e com o território onde habitam.

Esse é o quarto vídeo da série Mov.Cicla 2023. Para as próximas publicações, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelos demais grupos de trabalho participantes.

Esta formação foi realizada no escopo do Programa Mov.Cicla, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, com incentivo da Novelis, destinada ao fortalecimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Botão Voltar ao topo