Pinda: ESF do bairro das Campinas debate violência contra idosos

(Foto: Divulgação/PMP)

A Estratégia Saúde da Família (ESF) Campinas foi palco, na ultima terça-feira (9), uma roda de conversa dedicada à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

O evento é uma das atividades de conscientização e promoção da saúde nas unidades de saúde e foi organizado pela enfermeira Fabíula com apoio das agentes comunitárias de saúde Cláudia e Dâmila, e contou com a participação da palestrante, Dra. Lilian Tosseto.

Durante a roda de conversa, foram abordados diversos aspectos da violência contra idosos, incluindo violência física, psicológica, patrimonial, sexual, abandono e discriminação.

Os participantes receberam orientações sobre como identificar e agir em casos de suspeita ou confirmação de violência.

O evento também destacou o artigo 19 do Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741/2003, alterada pela Lei nº 12.461/2011), que prevê a notificação compulsória de casos de violência contra idosos pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária.

A iniciativa na ESF Campinas, além de informar, também engajou a comunidade na proteção dos direitos dos idosos, promovendo um ambiente mais seguro e respeitoso para essa população vulnerável.

Botão Voltar ao topo