APATA promove feira de adoção de animais em Taubaté

O evento tem como objetivo proporcionar novos lares para os pets, onde eles receberão o amor, os cuidados e a atenção que precisam e merecem com seus novos tutores

APATA promove feira de adoção de animais em Taubaté
O evento tem como objetivo proporcionar novos lares para os pets, onde eles receberão o amor, os cuidados e a atenção que precisam e merecem com seus novos tutores. (Foto: Divulgação)

A APATA (Associação de Proteção de Animais de Taubaté) em parceria com a Clínica Petlândia e o Hospital Vet Kouen irão realizar sábado, dia 15 de junho, mais uma feira de adoção de animais, na Praça Marta de Miranda Del Rei, em Taubaté.

O evento tem como objetivo proporcionar novos lares para os pets, onde eles receberão o amor, os cuidados e a atenção que precisam e merecem com seus novos tutores. Essa iniciativa iniciou-se no dia 04 de maio e terá continuidade quinzenalmente. Além de colaborar com o espaço os parceiros estão promovendo a esterilização (castração) gratuita dos animais adotados, para que assim o número de abandonados diminua.

Segundo Vera Prado, presidente da APATA, a importância dessa iniciativa é despertar nas pessoas a compaixão pelos animais e a conscientização de que essa ação é um benefício para a saúde pública. “Quem adota além de um ato de amor está dando a chance ao animal de ser e de fazer feliz o seu novo tutor. Em seu novo lar, ele terá uma nova vida!” – ressalta Vera.

No Brasil, segundo estudos do IMVC (Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo), há 30,2 milhões de cães e gatos abandonados. Outra atitude para a redução desses números é a esterilização (castração), por isso no evento há a divulgação da importância e dos benefícios, pra que assim seja evitada crias indesejáveis, pois não há lares para todos.

Atualmente, a sede da APATA está com 60 animais, sendo 25 cães e 35 gatos; além desses há outros animais junto com as protetoras independentes parceiras. Eliana Aparecida Dias, profissional autônoma, adotou dois gatinhos na feira. Ela e sua filha são apaixonadas por gatos.

“Eu conheci uma das protetoras, no Hospital Veterinário, e fui convidada para a feira. Eu tenho três gatos (Agatha, Mia e Sol) e queria mais um para fazer companhia para eles e também para a minha filha, então essa foi a oportunidade. Fomos ao evento e adotamos, agora estamos aguardando a castração para que eles venham para nossa casa”.

APATA foi fundada em 1980, por uma cidadã Taubateana, protetora independente, conhecida por Dona Francisquinha (Francisca de Barros Lotufo), que em homenagem póstuma, nomeia o Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté. Em 2000, a APATA tornou-se utilidade pública.

Atualmente, sua sede é na Vila Aparecida. Desde 2009 tem Vera Prado como presidente. Ela e as protetoras independentes, verdadeiras sentinelas, cidadãs conscientes, colaboram, diariamente, com os órgãos públicos.

Botão Voltar ao topo