publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

MIC São José tem atrações especiais na Semana do Meio Ambiente

Programação segue até sábado (8) e conta com diversas atividades relacionadas à sustentabilidade. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, o MIC (Museu Interativo de Ciências) preparou uma programação especial.

Durante toda a semana, além das experiências fixas da proposta “Ciência é Show”, os visitantes podem participar de diversas atividades relacionadas à sustentabilidade.

A partir desta terça-feira (4) até o próximo sábado (8), o Museu Interativo do Lixo, mantido pela Urbam (Urbanizadora Municipal), leva uma amostra do seu acervo ao MIC.

Com o objetivo de atrair a atenção para a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos, a exposição conta com peças encontradas no lixo e curiosidades.

Entre terça e quinta-feira, o Ecomuseu dos Campos de São José apresentará as variadas iniciativas que desenvolvem na cidade.

Em destaque, a produção de tintas naturais, onde o público poderá aprender a criar tintas sustentáveis utilizando ingredientes naturais, uma prática que alia criatividade e respeito ao meio ambiente.

A agenda conta ainda com presença especial de Mario Fernando Porto, da Revap (Refinaria Henrique Lage), na quarta-feira (6) para falar sobre fontes de energias renováveis, e Cyntia Salles, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), nos dias 6 e 7, que irá abordar as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Para fechar, no sábado haverá uma palestra aos visitantes sobre mudanças climáticas.

Cultivando o saber

Quem for até o MIC na Semana do Meio Ambiente, poderá conhecer também a horta do local e aprender mais sobre as plantas e a biodiversidade.

Além dos canteiros, no espaço também é feita compostagem, uma forma de reciclar e transformar resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes para o solo.

Nesta terça-feira, alunos do Colégio São João, de Ilhabela (SP), realizaram uma visita ao Museu. Entre as atrações, as crianças conheceram a horta, o Museu Interativo do Lixo e a Sala da Vida, dedicada à evolução do planeta Terra.

Para a professora Andressa Caldeira, a oportunidade foi enriquecedora aos estudantes da unidade: “Aqui eles ganham uma outra perspectiva do conteúdo que trabalhamos em sala de aula. Tudo é muito criativo e este contato com a natureza traz vários ensinamentos.”

Manuela Tiraposchi e Tom Mendes, de 10 anos, estão no 5º ano e se encantaram com o MIC.

“É muito legal e divertido, quero voltar mais vezes”, afirmou Manuela.

“Eu gostei bastante de mexer na terra e pegar minhocas na horta, nunca tinha feito isso antes”, disse Tom.

Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de São José dos Campos organizou uma programação recheada de eventos para a Semana do Meio Ambiente de 2024. Desde o último sábado (1), a cidade está promovendo rodas de conversas, oficinas, debates, visitas guiadas e ações práticas voltadas à conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

As atividades acontecem em parques, áreas verdes e outros pontos de São José e do distrito de São Francisco Xavier. Confira a agenda completa.

Vem pro MIC!

Endereço: Rua Felício Savastano, Vila Industrial (ao lado do Hospital de Retaguarda)
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-feira com sessões às 8h, 10h, 13h e 15h / Sábados, das 9h às 13h
Agendamento prévio pelo site da Prefeitura
Entrada gratuita e cada sessão com 2h de duração
Mais informações: 3922-0004

Botão Voltar ao topo