publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Educação municipal está no topo das grandes cidades

São José alcançou os melhores resultados entre as cidades com mais de 500 mil habitantes no Saresp 2023; mais de 15.900 alunos da rede municipal fizeram o exame. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) mostram que São José dos Campos segue em destaque na educação pública. Os dados foram divulgados ao longo do mês de maio.

A rede de ensino municipal alcançou as melhores médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, nos 2º, 5º e 9º anos, entre os municípios paulistas com população acima de 500 mil habitantes.

São José assume a primeira colocação em todas as comparações, exceto em Língua Portuguesa para o 5º ano, ocupando a 2ª colocação, atrás apenas de São Bernardo do Campo.

Comparando os dados do Saresp 2023 com os do ano anterior, os números refletem uma evolução nos níveis de proficiência dos alunos do 2º ano em Língua Portuguesa e Matemática, saltando de 157,1 para 177,4 e de 164,9 para 171,4, respectivamente. São José registra ainda média de 211,3 e 231,5 para Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano, e 248 e 261,2 no 9º ano.

Houve uma redução de 2% e 10,2% no número de alunos do 2º ano nos níveis básico e abaixo do básico em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, ao mesmo tempo em que se observa um aumento nos demais níveis de proficiência: 2% e 10,3% nos níveis adequado e avançado.

Para as demais séries, nota-se uma redução de 0,2% e 9% nos níveis básico e abaixo do básico em Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano, e crescimento proporcional nos níveis adequado e avançado.

Cabe ressaltar que entre 2022 e 2023 São José dos Campos saltou de 50 para 67 escolas de ensino fundamental na rede, devido à municipalização de 17 escolas que eram da rede estadual.

Aplicação

Mais de 15.900 alunos realizaram o exame em dezembro do ano passado. As equipes das escolas organizaram ações de incentivo e motivação para os estudantes, proporcionando um ambiente saudável, leve e organizado para o momento da prova.

As turmas do 9º ano fizeram a avaliação online, com apoio e estrutura do Setor de Informática da Secretaria de Educação e Cidadania, que organizou uma estratégia de monitoramento e suporte à internet com 12 profissionais envolvidos no atendimento às escolas e disponibilizou mais de 4 mil Chromebooks para apoio aos laboratórios de Informática das escolas.

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado e avalia habilidades e competências em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com o objetivo de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento da melhoria da qualidade educacional.

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a partir dos resultados do exame é possível planejar ações pedagógicas específicas visando melhorias na aprendizagem dos alunos, considerando cada escola da rede municipal.

Educação inovadora

Em São José dos Campos, a Prefeitura investe em diversos projetos educacionais, como o Programa Recupera, que tem como objetivo o fortalecimento da aprendizagem dos alunos de Ensino Fundamental com oficinas de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno, viabilizando propostas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, resolução de problemas e cálculo.

O Recupera faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e dispõe de novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas, formação específica de alfabetização para educadores, materiais didáticos com jogos lúdicos para alunos levarem para a casa, além de plantões aos sábados, aulas de Recuperação Paralela e material específico para a Educação Infantil.

As escolas contam ainda com o programa educação 5.0, que está consolidando a cultura digital com foco nas habilidades e competências socioemocionais dos estudantes, com ferramentas tecnológicas como a Plei (Plataforma de Educação Integral) para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, fornecendo espaços modernos, dinâmicos e colaborativos.

Botão Voltar ao topo