publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Comando de Operações Terrestres presta homenagem Dia Internacional dos Peacekeepers

A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu, em fevereiro de 2003, o dia 29 de maio como o Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas, em homenagem aos homens e mulheres que contribuem para a manutenção da paz e da segurança ao redor do mundo

Uma palestra no auditório do Departamento-Geral do Pessoal marcou a data em Brasília. (Foto: CCOMSEx)

O Comando de Operações Terrestres (COTER) prestou homenagem aos militares que serviram em Missão de Paz, os Peacekeepers. Uma palestra no auditório do Departamento-Geral do Pessoal marcou a data em Brasília. O ex-chefe do Estado-Maior na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul 2022 e 2024, General Machado, fez uma apresentação sobre os desafios das operações de paz contemporâneas.

Durante o evento, foi lançada a Cartilha de Prevenção da Exploração e Abuso Sexual, elaborada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Também foi realizada a entrega da boina azul à Capitão Leciane Moreira Dias, 104ª integrante do corpo feminino do Exército Brasileiro a se juntar às missões de paz. A militar atuará como observadora militar na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul até 2025.

A homenagem aos peacekeepers contou com a presença do General de Exército André Luis Novaes, Comandante de Operações Terrestres, e de autoridades civis e militares, incluindo adidos de diferentes países. O General Novaes destacou o sacrifício daqueles que perderam a vida em missões da ONU. “Só no Haiti foram 25 mortos que o Brasil deixou, pessoas que não retornaram ao País no final de sua missão. Por todos aqueles que dedicaram sangue, muitos feridos e muitas ausências de suas famílias, nós não poderíamos deixar esse dia passar em branco”.

Em um ato simbólico de reconhecimento, os militares que já serviram em missões de paz foram convidados a usar suas boinas azuis, símbolo dos peacekeepers, reafirmando o compromisso do Brasil com a paz e a segurança internacionais.

Dia Internacional dos Peacekeepers
A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu, em fevereiro de 2003, o dia 29 de maio como o Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas, em homenagem aos homens e mulheres que contribuem para a manutenção da paz e da segurança ao redor do mundo.

O Brasil, ao longo das últimas décadas, tem contribuído diretamente para a formação dos contingentes de Missões de Paz da ONU, como a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), ocorrida entre 2004 e 2017, a missão mais extensa com participação e liderança de tropas brasileira.

Botão Voltar ao topo