A Academia Pindamonhangabense de Letras homenageou em sua Sessão Solene do mês de maio, realizada na sexta-feira (24) no Palacete 10 de Julho, o centenário do Externato São José, escola fundada em 1924 e que a partir de 2012, passou a fazer parte do Grupo Educacional Bom Jesus e a se chamar Colégio Bom Jesus Externato.
Com a presença da direção do Grupo Educacional Bom Jesus, a noite no também centenário prédio da região central da Princesa do Norte, foi recheada de bons momentos para serem guardados em nossas memórias afetivas.
Raicca Surraila dos Santos, aluna de licenciatura em Música da Faculdade Santa Cecília, encantou os presentes com sua viola, interpretando clássicos da música caipira brasileira. O músico Márcio Levi Teodoro, da Corporação Musical Euterpe, também abrilhantou a noite com uma magnífica apresentação ao violino, executando obras clássicas da música erudita.
Para enriquecer ainda mais a atmosfera de celebração, a professora doutora Suzana Ribeiro proferiu a palestra “Histórias de escolas: construção identitária da nossa comunidade”, destacando o papel fundamental das instituições de ensino na formação das histórias e memórias coletivas.
A partir deste ponto, ex-alunos e integrantes da direção do Externato tiveram a oportunidade de contar e relembrar momentos no colégio que tem sua história ligada as Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica, fato destacado nas palavras da irmã Inês de Fátima dos Santos Godoy.
Os acadêmicos Rute Eliana e Aércio Muassab compartilharam um pouco de suas histórias, juntamente com Terezinha Zenita Novaes Braga Schmidt, uma das gestoras mais antigas do Externato, atualmente com 90 anos. Também contribuíram com seus relatos o ex-diretor e professor do Externato São José, Ângelo Fonseca, e o médico cardiologista, Dr. Antonio Asmar Kobbaz Jr. As alunas Cecília Batista Del-Olmo Dias e Li Chun Hua também deram seus depoimentos, destacando a importância que o Colégio Bom Jesus Externato tem em suas vidas.
A atual gestora do Colégio Bom Jesus Externato, Alessandra Padilha Cesar Openheimer da Silva, discursou sobre esta nova fase do tradicional colégio de Pindamonhangaba, destacando a rica história que começou nos tempos do Colégio Externato. Ao final, Alessandra recebeu um certificado das mãos da presidente da APL, Rosana Dalle, parabenizando a unidade escolar pelos seus 100 anos de existência.
A Academia Pindamonhangabense de Letras também prestou uma homenagem ao time do Corinthians, de Pindamonhangaba, que comemorou 94 anos de história no último dia 1º de maio. Um certificado de Menção Honrosa foi entrega pela presidente da APL ao atual presidente do clube do Alto do Cardoso, José Roberto de Oliveira, acompanhado de membros de sua diretoria.