publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Otávio Gonzeli fatura ouro para o Brasil no Sub23 do Pan-Americano de Ciclismo

Mesmo após uma queda, Otávio Augusto Gonzeli garantiu o primeiro lugar nesta sexta. Neste sábado, será a vez da Elite feminino

Mesmo após uma queda, Otávio Augusto Gonzeli garantiu o primeiro lugar na categoria Sub23 do Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2024.
Mesmo após uma queda, Otávio Augusto Gonzeli garantiu o primeiro lugar nesta sexta. Neste sábado, será a vez da Elite feminino. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

O Brasil é ouro mais uma vez no Pan-Americano de Ciclismo de Estrada. Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, o ciclismo brasileiro comemorou mais um topo do pódio no evento internacional, que está sendo realizado em São José dos Campos–SP. O ciclista Otávio Augusto Gonzeli (Swift Carbon Pro Cycling), mesmo caindo no percurso, venceu a prova de Resistência na categoria Sub 23 masculino, garantindo a segunda medalha de ouro para o país na competição. Agora, o Brasil totaliza duas medalhas de ouro e duas de bronze.

Otávio completou os 159,4 km por estradas de região com o tempo de 2h24min02s18, seguido pelo colombiano Jaider Muñoz Restrepo e o mexicano José Ramón Muñiz Vázquez , todos com o mesmo tempo.

No segundo desafio de Resistência do Pan, os atletas do Sub 23 masculino encararam algumas das principais rodovias do estado. O pelotão seguiu compacto por grande parte do percurso, com uma escapada no trecho final. A disputa bastante acirrada seguiu até cruzarem a linha, com a vantagem para o brasileiro pelo photo finish.

“Sofri uma queda nos primeiros quilômetros, mas como tive apenas escoriações, sabia que isso não comprometeria a minha prova. Estava muito focado e determinado a vencer. Nos quilômetros finais, acabei sofrendo cãibras intensas e tive que administrá-las com cuidado, mas não permiti que nada afetasse minha concentração. É uma sensação indescritível, gostaria que todos pudessem experimentar. Aproveito para agradecer aos meus companheiros de equipe; este título é de todos nós”, declarou o campeão pan-americano de resistência da categoria Sub 23 masculino.

O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, destacou a o bom trabalho feito pelos técnicos da seleção brasileira. “Demonstra que a seleção foi muito bem montada para fazer vitória aqui. Parabéns aos técnicos que selecionaram atletas de grande qualidade e aos atletas. Isso deixa claro que estamos no caminho certo”, destaca.

Neste sábado, será a vez da Elite feminino encarar a prova de Resistência. As garotas enfrentarão 111,3 km de percurso, com largada e chegada na arena montada na Via Cambuí, em frente a Faculdade Humanitas.

O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPCiclismo) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Ecopistas e Artesp.

Resultados
Resistência Sub 23 Masculino – 159,4 km

1. Otavio Augusto Gonzeli (BRA), 3h24’02″18
2. Jaider Muñoz Restrepo (COL), 3h24’02″18
3. José Ramón Muñiz Vázquez (MEX), 3h24’02″18

Botão Voltar ao topo