fbpx

Professora Juraci Conceição de Faria recebe Título de Cidadã Pindamonhangabense

A honraria é concedida para pessoas que nasceram em outras cidades e que prestam relevantes serviços ao município de Pindamonhangaba

Juraci, ao centro, acompanhada da vereadora Regininha e da amiga e também acadêmica Jucélia Batista. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

A professora e integrante da Academia Pindamonhangaba de Letras, Juraci Conceição de Faria, recebeu o Título de Cidadã Pindamonhangabense durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores do dia 14 de maio, em cerimônia realizada no plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”. Familiares, amigos, acadêmicos prestigiaram o evento durante a sessão que também contou com outros atos.

O título foi proposto pelo Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 05/2024, da vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e aprovador por unanimidade na sessão do dia 23 de abril. A honraria é concedida para pessoas que nasceram em outras cidades e que prestam relevantes serviços ao município de Pindamonhangaba.

Durante a sessão, coube a acadêmica Jucélia Batista, fazer a leitura do currículo na nova cidade pindamonhangabense. Em suas palavras de agradecimento, Juraci lembrou do início da sua história com Pindamonhangaba e agradeceu a todos que estiveram nessa caminhada com ela até o recebimento do título.

Homenageada, amigos, familiares e vereadores. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Biografia

Juraci Conceição de Faria é professora de matemática, poeta e escritora. Mestre em Educação e Doutora em Educação Matemática pela UNICAMP. Ela é especialista em Malba Tahan, autora de diversos artigos científicos em que divulga a vida e a obra do escritor e educador brasileiro em Congressos e Reuniões Científicas no Brasil e no exterior.

Juraci durante seus agradecimentos na tribuna da Câmara. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Professora universitária, Juraci atuou em cursos de Graduação e Pós-Graduação na UNISAL-Lorena, UNIFATEA-Lorena, UNESP-Guaratinguetá, Universidade Metodista – Campus Guaratinguetá, FAPI-Pindamonhangaba e UNITAU. É autora da obra infantil “A Estrelinha e a Flor-de-lis”;dos livros de poesia “Manto Sagrado”, “Memorial do Monastério”, “Voo Inaugural” e “A Estética do Amor”; e também dos livros de crônicas “Inventário Poético da Infância: memórias da São José do Barreiro dos Anos de 1960” e “Nossa Terra, Gente: Pindamonhangaba e suas histórias”.

Desde 2015, Juraci assina as colunas “Nossa Terra, Nossa Gente” no Jornal Tribuna do Norte de Pindamonhangaba e “Gente que Faz” no jornal Vale Vivo.

Foi agraciada por duas vezes com o “Prêmio Nelson Pesciotta de Jornalismo” do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos: em 2019, pelas crônicas memorialistas de sua autoria na Tribuna do Norte no período de 2015 a 2019 e, em 2023, pela obra em que reuniu 100 desses artigos na obra “Nossa Terra, Nossa Gente: Pindamonhangaba e suas histórias”.

Por esse trabalho jornalístico em prol da história e memória de Pindamonhangaba, em 2023, foi agraciada com o “Prêmio Cultural Paulo Gustavo – Personalidade Cultural” pela Secretaria Municipal de Cultura de Pindamonhangaba. Juraci é membro das Academias de Letras de Lorena e de Pindamonhangaba, do Instituto Ruth Guimarães e do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos.

Atualmente, ministra cursos de Letramento Matemático e de Formação Leitora aos professores da Rede Municipal do Vale do Paraíba.

GALERIA DE FOTOS


Botão Voltar ao topo