fbpx

Como funciona a atuação da Defesa Civil em Ilhabela

(Foto: Divulgação/PMI)

A Defesa Civil consiste na prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e recuperação de desastres nos estados e municípios brasileiros.

Em Ilhabela, sua sede está localizada na Av. Profº Malaquias de O. Freitas, 296 – Barra Velha e seu atendimento é realizado por duas equipes em horário comercial, das 7h às 16h e das 15h às 23h45.

Em casos de emergência, um agente de segurança patrimonial fica à disposição para atender os pedidos da população e acionar o diretor e a equipe que atenderão a ocorrência.

Além disso, a equipe é capacitada e conta com recursos necessários para agir de forma rápida e eficiente, como uma frota composta por duas caminhonetes, uma moto, um caminhão munck com cesto aéreo, dois botes para resgate e um veículo utilitário Strada.

Um time de voluntários locais também ajuda a manter a comunidade segura. A equipe da Defesa Civil é composta por quatro pessoas no administrativo, três no turno da noite, seis no turno da manhã e um supervisor.

Entre as ocorrências que são de responsabilidade da Defesa Civil da cidade estão alagamentos, inundações, desabamentos, quedas de árvores, queda de galho, incêndios, queimadas florestais em áreas urbanas e do parque estadual, deslizamentos, eventos em decorrência de ventania como destelhamento, rupturas ou colapso de vias públicas, vazamento em dutos, galerias ou reservatórios, trincas, deformações, fumaça, odores ou ruídas incomuns.

“A Defesa Civil assim como outros órgãos da segurança pública atua de forma específica, sendo assim, é importante que a população saiba em quais momentos devem nos acionar para que as emergências e ocorrências sejam atendidas de forma rápida e eficaz”, destaca o Diretor de Defesa Civil, Carlos Norberto Zanato.

Já entre as ocorrências que não são de responsabilidade da Defesa Civil estão precariedade, materiais impróprios, obras incompletas, falta de manutenção do imóvel, insalubridade, solicitação de obras, solicitação de serviços, reparos usuais, reclamações, risco não emergencial de queda de árvores, fiscalização de obras particulares, vazamentos “comuns” de água ou esgoto, captura ou remoção de animais, marimbondos e abelhas e conflitos de vizinhança.

Para acionar a Defesa Civil de Ilhabela, basta ligar no número 199 ou entrar em contato pelo telefone fixo e WhatsApp pelo número 3896-2802.

Botão Voltar ao topo