fbpx

São José tem saldo positivo de 1.091 empregos em março

Nos três primeiros meses do ano São José dos Campos chegou a um saldo de 3.791 empregos formais, segundo o Caged. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Pelo terceiro mês consecutivo, São José dos Campos registrou resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada, com saldo de 1.091 postos de trabalho em março.

Nos três primeiros meses do ano, o saldo de empregos formais já chega a 3.791. Nos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, o município gerou um total de 8.688 empregos com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

Em março, o setor de Serviços voltou a liderar o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 702 vagas de saldo positivo.

Logo após, vem a Construção Civil com 178 vagas de saldo positivo, seguida pela Indústria, com 137 postos de trabalho.

O Comércio voltou a registrar resultado positivo, depois de uma retração no final do ano passado e em janeiro. O setor registrou saldo de 75 vagas em março.

Apenas o setor de Agropecuária, com -1 vaga, registrou resultado negativo.

Considerando os três primeiros meses do ano, o setor de Serviços gerou 2.948 empregos do saldo total de 3.791. Construção com 497 vagas e Indústria, com saldo de 382, vêm na sequência.

Qualificação profissional

Para incentivar a capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 32 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).

Botão Voltar ao topo