fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Educação ambiental promove plantio de árvores com crianças

As crianças plantaram duas mudas de Ipê-amarelo no entorno da escola, no distrito de Eugênio de Melo. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Um grupo de 57 crianças do Cedin Amália Bondesan dos Santos, no distrito de Eugênio de Melo, região leste de São José dos Campos, teve uma manhã especial na quinta-feira (18) em contato com a natureza.

As crianças do Pré 2 participaram do plantio de duas mudas de Ipê-amarelo-cascudo, árvore símbolo da cidade, em uma calçada em frente à escola.

A atividade teve início em sala de aula, onde aprenderam mais sobre a espécie e a importância das árvores para a saúde das pessoas.

Acompanhados pelos professores e com o apoio de profissionais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, os pequenos colocaram as mãozinhas na terra e aprenderam lições que irão levar para o resto da vida.

“As plantinhas precisam de água e cuidado para ficarem grandes e bonitas, igual a gente”, disse Kethelyn Cristina Marcelino da Silva, de 5 anos.

“Eu gostei muito de plantar com meus amigos e estou ansioso para ver a árvore crescer”, comentou Samuel Donizetti Naressi Cardoso, também de 5 anos.

Para a professora Jéssica Oliveira, a experiência foi enriquecedora para a turma: “A Educação Infantil é uma fase repleta de descobertas, explorar a natureza traz ensinamentos além da escola. Agora, eles têm mais consciência do papel deles na preservação do meio ambiente e levam isso para casa também”, afirmou.

Arboriza São José

A atividade integra as ações do programa Arboriza São José, que iniciou em junho de 2023 o plantio de 5.000 novas árvores em áreas urbanas por diversas regiões da cidade.

As árvores plantadas pelas crianças marcaram o início da atuação no distrito de Eugênio de Melo, que irá receber plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana.

Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.

As pessoas podem solicitar à Prefeitura que seja plantada uma árvore em frente de sua casa. Para isso, o pedido deve ser feito pelo 156 ou PrefBook. São indicadas espécies adequadas para plantio nas áreas públicas, compatíveis com os espaços livres nos passeios.

O programa Arboriza São José reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnicas e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.

Botão Voltar ao topo