fbpx

Pinda realiza peça teatral orientando crianças a cuidar dos dentes

(Foto: Divulgação/PMP)

Profissionais de saúde da ESF Castolira estão desenvolvendo peças de teatro para orientar os estudantes sobre a importância dos cuidados bucais.

Para isso, a equipe de saúde bucal da unidade desenvolveu a peça ‘Cuidando do Dente do Lobo Mau’, que visa educar e estimular as crianças sobre as práticas de saúde bucal e incentivar as crianças a irem mais vezes ao dentista.

Para aplicar a peça, os profissionais da unidade (dentista, auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde) criaram as personagens Fada do Dente, auxiliar Margarida, Chapeuzinho Vermelho, Escovita, Lobo Mau e Dentista Tina e levaram o teatro a estudantes da Escola Julieta Reale.

A iniciativa partiu da dentista Fernanda de Almeida Prado. Ela relatou que a história consiste no tratamento dentário do Lobo Mau.

“O teatro é narrado pela Escovita, uma personagem que usa escovas de dente no cabelo, e ela conta a história do Lobo Mau que rouba doces da Chapeuzinho Vermelho. Ao comer os doces ele sente dor nos dentes.

A Chapeuzinho fica com pena do Lobo e chama a Fada do Dente para ajudar. A Fada intervém na situação e aciona a Dentista Tina e a auxiliar Margarida, que ‘fazem um tratamento dentário’ no lobo.

Ao fim da história, os dentes do Lobo estão curados e ele e a Chapeuzinho Vermelho fazem as pazes”, explicou a dentista Fernanda.

De acordo com ela, “após a cura dos dentes, o lobo agradece e vai embora. A Fada do Dente, a Dentista Tina e a Escovita ficam no pátio da escola, passam orientações e ensinam os alunos o modo correto de escovação dos dentes. Também existe a entrega de kit de saúde bucal aos estudantes”, completou Fernanda.

Segundo ela, “a iniciativa tem o objetivo de fazer com que as crianças tenham melhores cuidados bucais, cuidem dos dentes e não abandonem o tratamento dentário. Temos muitos casos de crianças que começam o tratamento, mas depois abandonam e isso gera uma séria de problemas bucais.

Sabemos que a questão do abandono muitas vezes não tem relação direta com a criança, mas a intenção de fazer o teatro infantil voltado para esses alunos é fazer com que eles se conscientizem e transmitam o conhecimento também aos adultos.

Com isso melhoraremos significativamente as condições bucais dessas crianças e também dos responsáveis”.

A próxima ação está marcada para dia 24 (quarta-feira), na CMEI Olímpia Franco César, às 9h30 e às 14h30.

Botão Voltar ao topo