fbpx

2ª Feira Literária é atração em São Luiz do Paraitinga

Evento busca repetir o sucesso da primeira edição

Evento contará com diversos atrativos. (Imagem: reprodução)

A segunda edição da Feira Literária de São Luiz do Paraitinga acontece de 19 a 21 de abril e promete ser um grande encontro de escritoras e escritores para bate-papos, troca de ideias e ações de incentivo à leitura.

Além das mesas de conversa, haverá atividades para crianças, lançamentos de livros, shows musicais e livrarias. Promovido pela AMI – Associação dos Amigos para a Reconstrução e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de São Luiz do Paraitinga, o evento busca fomentar o acesso aos livros e a formação de novos leitores. Todas as atividades são gratuitas.

Entre as escritoras e escritores confirmados para a segunda edição da Feira Literária estão o imortal Ignácio de Loyola Brandão, o escritor indígena Cristino Wapichana, a chef Helô Bacellar, o cronista Antonio Prata, a slammer Mel Duarte, o multimídia Xico Sá, e o escritor e roteirista Marçal Aquino. Além destes, escritoras e escritores locais terão espaço e voz, lançando seus livros na Livraria da Feira e debatendo sobre o mercado editorial em uma das mesas de bate-papo.

A meta do evento é repetir o êxito da primeira edição da Feira Literária de São Luiz do Paraitinga, que foi sucesso de público e repercute até hoje no meio literário e entre os amantes da leitura.

Realizada em abril de 2023, a primeira Feira recebeu nomes como Marcelino Freire, Milton Hatoum, Alice Ruiz, Penélope Martins, Tati Bernardi, Leusa Araújo, MC Brenalta e Ignácio de Loyola Brandão.

São Luiz do Paratinga é uma cidade histórica cujo maior patrimônio é a cultura, a música em particular, a grande paixão do lugar. Por isso a programação musical da Feira é especial, com os shows “Passoca canta e dança” e “Concerto de choro”, com o Grupo Trinca Brasil (composto por Toninho Carrasqueira, Edmilson Capelupi e Guilherme Sparrapan).

EDUCAÇÃO, FOMENTO À LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
As crianças também têm vez por meio das contações de histórias com Lu Monteiro, Grupo Chuvarada e Plinio Macedo (Prosinha).
O projeto visitará diversas escolas municipais, inclusive na área rural, com contação de histórias e bate-papo com escritoras e escritores de São Luiz do Paraitinga e da vizinha Lagoinha. A poeta Jô Freitas ministrará uma oficina de escrita para os alunos da Escola Monsenhor Ignácio Gióia. A escola terá uma tenda no espaço da Feira onde serão realizadas atividades ligadas à pesquisa e leitura. Professores do Colégio Santa Cruz/SP farão mediação de leitura para crianças durante o dia.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (19/04)
Auditório da Biblioteca Municipal:

19h – Abertura oficial do evento
19h30 – Palestra-show com Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo (“Solidão no fundo da agulha”)

Coreto Elpídio dos Santos (Praça da Matriz):
21h – Show “Passoca canta e dança”, com o músico Passoca

Sábado (20/04)

Coreto Antonio Nicolau de Toledo (Calçadão)
De 10h às 17h30 – Professores do Colégio Santa Cruz, de São Paulo, farão mediação de leitura com crianças
14h – Contação de histórias com Grupo Chuvarada

Pátio da Biblioteca Municipal:
9h – Roda de conversa com alunos da Escola Monsenhor Ignácio Gióia sobre trabalhos de pesquisa
10h – Café literário com alunos das escolas Monsenhor Ignácio Gióia e Waldemar Rodrigues.
11h – Bate-papo com o escritor infanto-juvenil Cristino Wapichana

Auditório da Biblioteca Municipal:
14h – Heloisa Bacellar, com mediação de Flavia G. Pinho
16h – Xico Sá e Antonio Prata
18h – Marçal Aquino, com mediação de Alexandre Gennari

Coreto Elpídio dos Santos (Praça da Matriz):
20h – Apresentação musical “Concerto de choro”, com o grupo Trinca Brasil

Domingo (21/04)

Coreto Antonio Nicolau de Toledo (Calçadão):
10h – Contação de histórias para crianças, com Lu Monteiro

Auditório da Biblioteca Municipal:
10h – Debate com escritores luizenses
11h – Bate-papo e performance com a poeta e slammer Mel Duarte
13h – Encerramento

ESCOLAS PÚBLICAS E ALTO DO CRUZEIRO

Sexta-feira (05/04) – 10H
Escola Monsenhor Ignácio Gióia
Oficina com a poeta Jô Freitas para alunos do ensino médio.

Sábado (13/04) – 10h
Praça Benedito Alves Godoy – Alto do Cruzeiro
Contação de histórias para crianças com Plinio Macedo (Prosinha)

Segunda-feira (15/04)
Contação de história com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia na Escola Municipal de Ensino Infantil João Batista Cardoso (projeto realizado em parceria com a coordenação e os professores da escola estadual)

Terça-feira – (16/04)
10h – A escritora Tamira Rocha fará uma leitura de seu novo livro “Guardiões da Floresta” na Escola Coronel Domingues de Castro com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
14h – Contação de histórias com o músico e professor Leandro Barbosa sobre o livro “Doce de Raloim eu comi o pote inteiro,” do escritor Alexandre Gennari, na Escola Joaquim Ribeiro de Almeida, Bairro dos Caetanos, zona rural.

Quarta-feira – (17/04) – 14h
O escritor Anderson Borba Ciola fará uma leitura de contos de seu livro “Alice e o mar”, juntamente com seu filho Davi (ilustrador do livro), para alunos do 6º e 7º anos da Escola João Gonçalves dos Santos, bairro São Sebastião, na zona rural do município.

Quinta-feira – (18/04) – 14h
Roda de conversa com o rapper e escritor Dom Crys sobre seu livro de estreia “Acesso Restrito”, que trata temas como a cultura do hip-hop. Declamação de poemas e letras de rap na Escola Professora Maria Vitória de Campos Azevedo (8º e 9º ano), distrito de Catuçaba.

SOBRE A AMI
Constituída em 2010 com o objetivo de apoiar a reconstrução do patrimônio histórico e cultural luizense, a Associação dos Amigos para a Recuperação e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de São Luiz do Paraitinga – AMI atuou na reforma de doze casas, na recuperação do asilo São Vicente de Paula e Capela de Nossa Senhora dos Prazeres.

A entidade também administrou a captação de fundos e a reforma da sede da Corporação Musical de São Luiz de Tolosa; reeditou o livro São Luiz do Paraitinga – Usos e Costumes, de Mário Aguiar, e uma edição fac-similar do jornal O Luizense; tendo ainda produzido o documentário Memória Luizense (65’), veiculado pelo Canal Brasil, do Grupo Globo.

A 2ª Feira Literária tem apoio da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e sua realização é fomentada pelo Programa de Ação Cultural – PROAC-SP, do Governo do Estado de São Paulo.

Produção e Coordenação
Haydée Ivo – (12) 9741-8818
Daniela Corrêa – (12) 99672-2021
Rafael Cursino – (12) 98111-0277
Alexandre Gennari – (12) 99617-1104

Botão Voltar ao topo