fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Encontro em São José discute atuação da mulher na literatura folclórica

A pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo, no lançamento do seu livro, ao lado da folclorista Angela Savastano. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Com a presença das folcloristas Angela Savastano e Lilian Vogel, das escritoras Leila Grassi e Sonia Gabriel e da artista plástica Dagmar Siqueira, o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, dia 13 de abril, um bate-papo sobre a participação da mulher na literatura folclórica.

O encontro estava previsto para março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8), mas foi cancelado em razão das chuvas e transferido para a data atual. O bate-papo ocorrerá na Sala das Panelas, das 14h às 16h30, e é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Durante todo o mês de março, o museu realizou uma exposição de livros escritos por mulheres e que fazem parte do acervo da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni. Também foi montado um painel com frases de autoras e dicas de leitura nas redes sociais.

Coleção

Entre as obras do acervo, 29 fazem parte da Coleção Cadernos de Folclore, produzida e publicada pelo Museu do Folclore desde 1987. Destas, 10 foram escritas exclusivamente por mulheres e outras 4 tiveram participação delas.

Em novembro de 2019, por exemplo, o Museu lançou o 25º volume da coleção – Medicina popular das caatingas do Geopark Araripe Ceará –, de autoria da pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo, nascida em Cruzeiro (SP).

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo