fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu da Inclusão, no Memorial do América Latina, recebe exposição de jovem autista

No mês de conscientização do Autismo, o local recebe os quadros pintados pelo artista Augusto Mangussi

Exposição “Um Olhar Azul”, do jovem artista plástico Augusto Mangussi. (Foto: Divulgação/GESP)

O Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), recebe a partir desta quinta-feira (4) a exposição “Um Olhar Azul”, do jovem artista plástico Augusto Mangussi. A mostra fica no Museu até 30 de abril e a entrada é gratuita.

“O Museu da Inclusão abre suas portas para receber esta exposição do jovem Augusto, dando voz à expressão artística que transcende barreiras e conecta corações. Neste mês de conscientização do autismo, celebramos não apenas as obras em tela, mas também o poder da arte como veículo de inclusão e entendimento”, ressalta do Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Costa.

Ao todo estarão expostos 7 quadros pintados por Augusto, autista que começou a pintar há cinco anos. Ele possui em seu currículo mais de 200 obras e sete exposições realizadas, sendo duas nos Estados Unidos. O jovem autista foi diagnosticado precocemente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e por meio da arte começou a desenvolver inúmeras habilidades, entre elas a social, adquirindo autoestima e confiança, traçando metas e sonhando até mesmo em fazer faculdade de Artes.

A exposição “Um Olhar Azul”, se une a outra mostra “Apropriação da Paisagem” (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/museu-da-inclusao-recebe-exposicao-fotografica-realizada-por-pessoas-com-deficiencia-intelectual-e-autistas/), que reúne registros fotográficos de pessoas com deficiências intelectuais e com TEA, que ficará em exposição no Museu da Inclusão até o dia 30 de maio.

Para o coordenador do eixo cultural da SEDPcD, Cassio Rodrigo, a exposição traz autonomia e protagonismo da pessoa com TEA. “Neste encontro entre arte e autismo, celebramos a autonomia e o protagonismo, elevando suas narrativas a um lugar de merecido reconhecimento”.

Serviço

“Um Olhar Azul”, de Augusto Mangussi
Data: 04 a 30 de abril de 2024
Local: Museu da Inclusão
Avenida Mário de Andrade, 564 – Portão 10 – Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo – SP
Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00
Entrada gratuita

Botão Voltar ao topo