fbpx

Ilhabela investe em mais tecnologia para realização da terapia infusional

(Foto: Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela reafirma seu compromisso com a saúde e investe na qualificação da assistência em saúde com o “time de terapia Infusional e acessos vasculares” na realização de punções periféricas, cateter de linha média e inserção de cateter PICC (cateter venoso central de inserção periférica).

Esses procedimentos são utilizados na terapia infusional, que é a administração de medicamentos por meio de uma agulha em um acesso venoso.

O time, formado por enfermeiros especialistas, recebeu mais um equipamento de ultrassom portátil de alta densidade tecnológica para uso exclusivo nas inserções de cateteres.

Além desse ganho, os profissionais também participaram de uma reciclagem promovida pela Secretaria da Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente, a respeito dos processos e boas práticas relacionadas à inserção e manutenção do PICC e cateteres vasculares.

O cateter PICC é considerado um Acesso Venoso Central e consiste na inserção de um tubo flexível, fino e longo em uma veia do braço até chegar na veia do coração. Ele serve para administração de medicamentos e é indicado para pacientes com a rede venosa falida, debilitada e com indicação de terapia infusional há mais de sete dias.

O Hospital Mário Covas conta com uma equipe de sete enfermeiros habilitados para realização desse procedimento.

“A ultrassonografia é uma tecnologia inovadora para terapia intravenosa, pois auxilia os profissionais na punção de veias difíceis, reduzindo o tempo de duração do procedimento e garantindo o sucesso da punção”, destacou a enfermeira coordenadora do Time de Terapia Infusional, pronto-socorro e do Centro de Terapia Intensiva (CTI), Suelen Almeida.

Botão Voltar ao topo