Hospital Municipal de São José abre Centro de Referência da Dengue

Pessoas com sintomas de dengue são atendidas no Centro de Referência instalado ao lado do hospital

Pessoas com sintomas de dengue são atendidas no Centro de Referência instalado ao lado do hospital – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Começou a funcionar na quinta-feira (28) o Centro de Referência do Hospital Municipal, criado para otimizar o atendimento a pessoas com sintomas de dengue.

A unidade foi instalada no auditório do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Governo do Estado, ao lado do estacionamento do Hospital Municipal, com toda a estrutura necessária para um atendimento completo e eficiente, funcionando 24 horas.

No local há recepção, triagem e classificação de risco, teste rápido, avaliação médica e setor de hidratação. Se houver necessidade, o paciente será levado para o Hospital Municipal.

O prédio está sinalizado com placas, tem entrada independente do Lucy Montoro e fica a cerca de 200 metros do pronto-socorro do Hospital Municipal, na mesma calçada da Rua Saigiro Nakamura, 600. Quem procurar o PS com sintomas de dengue será orientado a se dirigir ao Centro de Referência.

Eridiane Moreira dos Santos foi a primeira paciente a entrar no Centro de Referência. Ela estava indo para o pronto-socorro quando viu as placas do centro. “Estranhei porque vi enfermeiras e médicos num lugar grande e sem fila”, disse.

Eridiane foi liberada uma hora depois, tendo passado pelo atendimento médico, feito teste e exame de sangue e ter recebido e aplicação de soro. Ela recebeu orientações para continuar o tratamento em casa.

Fluxo
O objetivo do Centro de Referência é reduzir o tempo de espera e atendimento dos pacientes. Para isso, foi criado um fluxo diferenciado que começa na triagem, classificação de risco e encaminhamento para as 30 poltronas de hidratação, de acordo com a intensidade dos sintomas e sinais vitais.

Nas poltronas, os pacientes recebem todo o atendimento – são vistos pelos médicos, que ficam disponíveis ali para o atendimento clínico – e fazem os exames necessários sem precisar aguardar para serem chamados em um consultório.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os pacientes fazem o teste rápido e o exame de sangue, que são analisados no local graças a um equipamento de hematologia (analisador BC-5380) instalado no próprio Centro de Referência.

“Está sendo rápido, sem fila e bom atendimento”, disse Charles Nogueira Duarte, que ficou sabendo do Centro de Referência quando chegou ao pronto-socorro. “Muito bom aqui.”

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Back to top button