fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paixão de Cristo é celebrada no Santuário Nacional

Tríduo Pascal oferece dias de reflexão e oração

Tríduo Pascal oferece dias de reflexão e oração. (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)

O Santuário Nacional divulga a programação especial do Tríduo Pascal, dentre os dias 28 a 30 de março. O período faz parte da Semana Santa, onde os cristãos recordam de modo especial, os mistérios da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“A Semana Santa é um grande retiro para os cristãos. O tempo pascal é um tempo de esperança, de reavivar a fé no Cristo ressuscitado, presente em nossa vida e em nossos corações”, relata o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Padre Diego Antônio.

A Quinta-feira Santa (28), se inicia com a tradicional benção dos santos óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Às 20h, a Missa da Ceia do Senhor faz memória da Última Ceia de Jesus com o rito do Lava-pés, dando inicio ao Tríduo Pascal.

Durante a Sexta-feira Santa (29) não há missas. Para os católicos, é um dia de recordar a condenação e morte de Jesus na cruz. No Santuário Nacional, este dia é composto pela Meditação da Via-Sacra, às 9h, e a Celebração da Paixão do Senhor Morto, às 15h, seguida pela procissão, às 18h. Além destas atividades, as Paróquias de Aparecida fazem peregrinação ao Morro do Cruzeiro, a partir das 5h da manhã.

O Sábado Santo (30) é marcado pela tradicional Vigília Pascal, às 20h. Durante a celebração, os fiéis acendem suas velas, com o fogo do Círio Pascal, representando Cristo Ressuscitado. A programação conta também com a Celebração das Dores de Nossa Senhora, às 9h, o Ofício de Nossa Senhora às 12h, e às 14h, a Hora Mariana, direto da Basílica Histórica.

“No sábado santo ainda estamos com Jesus ao sepulcro e queremos então, meditar as dores de Nossa Senhora, a mãe que esteve com Jesus nos momentos finais da sua vida e com ele perseverou até o final”, explica Padre Diego.

Após três dias de oração e penitência, o Domingo de Páscoa (31) celebra a Ressurreição de Jesus, após sua crucificação no Calvário. No Santuário Nacional, a procissão da Ressurreição ocorre às 6h30. Na sequência, às 8h, acontece a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Também serão celebradas missas às 5h30, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Botão Voltar ao topo