fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Academia Pindamonhangabense de Letras revela planos sob nova gestão 2024/2025

Renovação e Tradição: APL empenha-se em preservar a herança cultural enquanto olha para o futuro

Vinte e três acadêmicos marcaram presença na primeira reunião do ano. (Foto: Juliana Andrade / PortalR3)

Em um momento histórico para a Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), ocorreu, em 22 de março de 2024 no Palacete 10 de Jullho, a inauguração da gestão da nova diretoria com a realização de sua primeira reunião do ano, marcando um início promissor sob a liderança da nova presidente, Rhosana Dalle. Este encontro, exclusivo para os membros da academia, contou com a participação de 23 acadêmicos, refletindo o compromisso e o interesse da comunidade acadêmica em contribuir para o avanço da instituição.

Sob o lema “Pela APL, tudo!”, a presidente Rhosana Dalle falou sobre os planos de trabalho visando uma APL mais dinâmica, moderna e atualizada. Completam a nova diretoria, o vice-presidente, Luis Claudio Carvalho Antunes; o primeiro-secretário, Benedicto Aércio Muassab; o segundo secretário, José Luiz Gândara Martins, que acumula também a diretoria de Comunicação; o primeiro tesoureiro, Gerson José Jório Rodrigues; o segundo tesoureiro, Edson Souza; e diretora de Eventos, Jucélia Batista.

Dentre as inovações apresentadas, destacam-se a melhoria na qualidade de som e visual, já recebida com elogios na primeira reunião, a valorização do trabalho voluntário dos acadêmicos, a criação de um repositório digital para aumentar a presença online dos membros, a escolha cuidadosa dos palestrantes baseada em pesquisas de satisfação, a implantação da bandeira da APL como um símbolo de identidade e pertencimento, além de parcerias estratégicas com empresas e instituições visando o fortalecimento e a expansão da academia.

Primeira reunião aconteceu no Palacete apenas com a presença de acadêmicos. (Foto: LC Antunes/PortalR3)

A agenda cultural da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) segue vibrante e diversificada, prometendo enriquecer ainda mais a vida cultural da instituição. Dentre as iniciativas programadas, destacam-se o Sarau, meticulosamente coordenado pelo acadêmico Kléber Santiago, as cerimônias solenes, e as estimulantes reuniões do Grupo Guimarães Rosas, lideradas por Paulo Tarcízio, sem esquecer do Festipoema, sob a habilidosa coordenação de Alberto Santiago e do Momento Prova, coordenao por José Ouverney. Estes eventos simbolizam a contínua dedicação da academia ao fomento da arte e da literatura.

Complementarmente, a generosa doação de livros da biblioteca da APL para a biblioteca pública reflete o forte compromisso da nova gestão com a democratização do acesso à cultura e à informação. Além disso, a revisão do estatuto da APL é um passo proativo para a introdução de inovações e o refinamento de sua estrutura organizacional, assegurando um futuro promissor para a academia.

Este encontro inaugural da nova diretoria da APL representa um marco na história da academia, simbolizando um novo capítulo de crescimento, inovação e comprometimento com os valores literários e culturais, reafirmando seu papel essencial no panorama cultural de Pindamonhangaba.

Botão Voltar ao topo