fbpx

Museu Interativo do Lixo é a atração do City Tour em São José

Munícipes durante visita ao Museu Interativo do Lixo, mantido pela Urbam, localizado no Jd. Torrão de Ouro 2. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Turistas e moradores de São José dos Campos terão a oportunidade de realizar uma visita guiada neste sábado (23) ao Museu Interativo do Lixo, mantido pela Urbam (Urbanizadora Municipal), que fica no Jardim Torrão de Ouro 2.

O passeio é gratuito e faz parte do City Tour. Os deslocamentos serão feitos por meio de um ônibus especial destinado ao programa.

As inscrições podem ser feitas até 12h desta sexta-feira (22) ou conforme a disponibilidade. Para o passeio de sábado, serão oferecidas 25 vagas que serão preenchidas por ordem de acesso.

As inscrições devem ser feitas pela Central 156 (telefone, site e aplicativo) ou pelo e-mail [email protected]

Museu Interativo

O Museu Interativo do Lixo é uma das principais atrações do programa Lixo Tour.

Os visitantes participam de palestra na Sala Ambiental, conhecem o Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca. Em seguida, realizam o trajeto de ônibus pelo aterro sanitário, transbordo de resíduos críticos, central de biogás, viveiro de mudas e pelas lagoas de chorume.

Com apelo à sustentabilidade, ele funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados.

O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis.

A concepção do espaço foi planejada com conceitos sustentáveis reaproveitando materiais, como os próprios contêineres e os bancos feitos de plástico.

Botão Voltar ao topo