fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

FAC em Taubaté amplia processo de produção de aduelas de concreto

Com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de aduelas de concreto, a FAC (Fábrica de Artefatos de Cimento) da Prefeitura de Taubaté aperfeiçoou o processo produtivo dessas peças utilizadas nos sistemas de drenagem de águas pluviais e na substituição de pontes de madeira.

A iniciativa visa aumentar o número de aduelas produzidas e assim ter um estoque cada vez maior para ser utilizado nas obras de manutenção ou emergenciais. Cada aduela produzida na FAC pode gerar uma economia de até 40% ao município.

Para isso, a estrutura necessária para a produção das aduelas foi ampliada. Anteriormente, uma base e uma forma eram utilizadas durante o processo que permitia a produção de até oito aduelas, em média, por mês. Com a ampliação, serão utilizadas cinco bases e uma forma metálica, que permitirá a produção de até cinco aduelas por dia.

Todos os materiais usados na montagem das bases foram reciclados, sem gerar custo para os cofres públicos. Já a forma metálica foi comprada por meio de emendas destinadas à FAC, que é vinculada à Secretaria de Obras.

As bases, bem como os moldes internos e externos, foram montados pelos profissionais da FAC, que se inspiraram na linha de produção de uma fábrica especializada na produção desses itens, localizada na cidade de Guarulhos.

ADUELAS

As aduelas de concreto são estruturas pré-moldadas de concreto armado, que podem demorar até 28 dias para ficarem prontas, devido ao tempo de cura do concreto.

A produção teve início em 2021 e, desde então, várias peças foram produzidas e utilizadas em obras por toda a cidade.

A FAC iniciou a produção das aduelas nessa gestão. As peças são usadas principalmente na zona rural, com a substituição de pontes de madeira, que por se tratar de um material mais resistente e com maior durabilidade permite vazão maior das águas e assim reduz problemas decorrentes nos períodos de chuvas.

Botão Voltar ao topo