fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

China lidera quadro de medalhas no Mundial de Paraciclismo de Pista no RJ

Oito categorias já conhecem seus novos campeões; agenda incluiu ainda cerimônia de abertura e início da Omnium e fase classificatória da Scratch

Mundial de Paraciclismo de Pista 2024. (Foto: Allan Modesto)

Foi dada a largada, na quarta-feira (20), para o Mundial de Paraciclismo de Pista 2024, no Velódromo do Rio. O evento mais importante do calendário da modalidade é também a última grande chance de pontuar e garantir vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ao fim do primeiro dia de competição, oito categorias já conhecem seus novos campeões do mundo.

Durante a manhã, além das qualificatórias, ocorreu também a Cerimônia de Abertura do evento. A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder; do Secretário Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Augusto Lima de Araújo; do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado de Oliveira; do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos e do vice-presidente da União Ciclística Internacional (UCI) e presidente da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI), José Manuel Pelaez.

Aos 23 anos, o francês Alexandre Léauté confirmou o favoritismo e conquistou o ouro da perseguição individual da Classe C2 masculina pelo terceiro ano consecutivo. Ele também é o atual campeão paralímpico desta disputa e, em Tóquio, conquistou ainda uma prata e dois bronzes. Campeão de três das quatro provas individuais da categoria no ano passado, incluindo contrarrelógio e a Omnium, ele compartilhou sua receita para o sucesso.

“O mais importante é o prazer que tenho de estar na pista, de andar de bicicleta com a minha equipe e de competir. A paixão pelo esporte é o que me move e é isso que espero desses próximos dias no Rio: aproveitar meu tempo na pista. Não tenho ainda certeza se me qualificarei para os Jogos de Paris, mas sei que o título mundial me ajuda bastante nessa tentativa, em junho, veremos”, disse. A prata da disputa ficou com o belga Ewoud Vromant e, o bronze, com o japonês Shota Kawamoto.

Entre as mulheres, a chinesa Xiaomei Wang é a nova campeã de contrarrelógio da Classe C3. Ela superou a canadense Mel Pemble e a holandesa Aniek Van der Aarssen para levar para casa sua primeira medalha de ouro em Mundiais. No ano passado, em Glasgow, ela conquistou a prata na categoria. O roteiro pode até ser um presságio para Paris: em Tóquio, ela levou a prata na perseguição individual. Agora, pode ter uma nova chance de subir ao lugar mais alto do pódio.

Mundial de Paraciclismo de Pista 2024. (Foto: Marco Antonio Teixeira/CBC)

“Estou muito feliz por conquistar minha primeira medalha de ouro. Eu tinha três pratas e dois bronzes no paraciclismo, essa é a minha primeira vez no topo do pódio e isso é muito emocionante. Gostaria de agradecer à minha equipe e à organização. Será uma honra se eu tiver a oportunidade de ir aos Jogos Paralímpicos de Paris e farei o meu melhor para conquistar essa vaga”, disse.

Confira os medalhistas e o quadro de medalhas ao fim do primeiro dia:

Disputas do dia 1 (20/03):
Classe 4 masculina – 200m Flying Start (Omnium)
Top 3: Jody Cundy (GBR), Korey Boddington (AUS) e Bryan Larsen (USA)
Brasileiros: Elielson Rodrigues (18º) e André Grizante (19º)

Tandem misto – Tandem Velocidade por Equipes (750 m)
Medalhistas: Itália (Chiara Colombo e Elena Bissolati/Stefano Meroni e Francesco Ceci), Grã-Bretanha (Lora Fachie e Corrine Hall/Neil Fachie e Matthew Rotherham) e
Estados Unidos (Hannah Chadwick e Skyler Espinoza/Michael Stephens e Joe Christiansen)
Brasil: oitavo lugar (Márcia Fanhani Gonçalves Ribeiro e Maria Tereza Muller/Bruno Bonfim dos Anjos e José Eriberto Medeiros Rodrigues Filho)

Classe 5 feminina – contrarrelógio (500 m)
Medalhistas: Caroline Groot (NED), Marie Patouillet (FRA) e Nicole Murray (NZL)
Brasileiras: Fabiana Ventura de Assis (9º) e Telma Aparecida Alves Bueno (13º)

Classe 4 feminina – contrarrelógio (500 m)
Medalhistas: Kadeena Cox (GBR), Anna Grace Taylor (NZL) e Xiaouhi Li (CHN)

Classe 3 feminina – contrarrelógio (500 m)
Medalhistas: Xiaomei Wang (CHN), Mel Pemble (CAN) e Aniek Van der Aarssen (NED)
Brasileiras: Amanda Antunes de Paiva (8º)

Classe 2 feminina – Perseguição individual (3 km)
Medalhistas: Daphne Schrager (GBR), Flurina Rigling (SUI) e Dan Florez Munevar (COL)
Brasileiras: Sabrina Custódia da Silva (5º) e Victoria Maria de Camargo e Barbosa (7º)

Classe 1 feminina – Perseguição individual (3 km)
Medalhistas: Wangwei Qian (CHN) e Katie Toft (GBR)

Classe 1 masculina – Perseguição individual (3 km)
Medalhistas: Zhangyu Li (CHN), Weicong Liang (CHN) e Keith Aron (USA)

Classe 2 masculina – Perseguição individual (3 km)
Medalhistas: Alexandre Leaute (FRA), Ewoud Vromant (BEL) e Shota Kawamoto (JPN)
Brasileiros: Victor Luise de Oliveira Herling (10º)

Quadro de Medalhas:
China – 5 medalhas (3 ouros -1 prata -1 bronze);
Great Britain – 4 medalhas (2 ouros – 2 pratas);
França – 2 medalhas (1 ouro – 1 prata).

Botão Voltar ao topo