fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de Pirassununga visita Pinda para conhecer iluminação em LED

(Foto: Divulgação/PMP)

O sucesso do programa de modernização da iluminação pública implantado pela Prefeitura de Pindamonhangaba continua atraindo gestores de toda parte do Estado e do País.

Na última segunda-feira (18), uma comitiva da Prefeitura de Pirassununga visitou o município e conheceu o processo da substituição de lâmpadas convencionais por LED.

O prefeito Cícero Justino da Silva e assessores foram recebidos pelo secretário adjunto de Governo Alexandre Pió, engenheiro eletricista Matheus dos Santos, diretor de Licitações Lúcio Carmo da Silva e sua equipe.

Representantes da empresa Ilumitech que opera a gestão e manutenção do sistema também estiveram presentes.

Segundo o prefeito Cícero, Pindamonhangaba foi apontada como referência em ações positivas e do bom resultado obtido na implantação do sistema LED na iluminação pública e veio conferir pessoalmente, colher informações e dados para implantação no município.

Representando a Secretaria de Governo e Serviços Públicos, detentora do contrato de iluminação pública, Alexandre Pió transmitiu as informações sobre o processo de construção do termo de referência e do modelo adotado pela cidade que vem trazendo resultados positivos.

“Com esse trabalho, nossa cidade está muito mais iluminada e segura, gerando melhor sensação de segurança pública.

A Prefeitura vem economizando recursos financeiros na casa de R$ 300 mil por mês o que está possibilitando reverter os recursos para atender novas demandas da população”, afirmou Pió.

O engenheiro eletricista Matheus dos Santos demonstrou como o projeto foi executado e o prazo de implantação, além dos principais detalhes técnicos.

A equipe do Departamento de Licitação, por meio do diretor Lúcio e do servidor Dênis de Oliveira, demonstrou os procedimentos licitatórios e os desafios enfrentados para realizar um procedimento desse porte.

“Quero agradecer ao prefeito Dr. Isael e toda sua equipe por abrir as portas da Prefeitura e mostrar esse exemplo bem sucedido. Deixamos a cidade com ótimos subsídios para implantar esse sistema em nossa cidade e gerar mais qualidade de vida.

Essa troca de experiências entre os municípios é muito positiva pois os projetos inovadores e de qualidade precisam ser compartilhados”, afirmou o prefeito Cícero.

O processo licitatório em Pindamonhangaba foi lançado em maio de 2022 e o contrato com a empresa vencedora foi firmado em agosto do mesmo ano, possibilitando que em dezembro a empresa iniciasse o trabalho efetivo de campo de troca de lâmpadas. Atualmente, o projeto está com sua conclusão em 95% e Pindamonhangaba já vem colhendo resultados significativos.

Antes da finalização da implantação do sistema, o município tinha um consumo ativo médio de 1,2 milhão em KW/h e na conta do último mês de julho o consumo ativo caiu para 520 mil em KW/h, registrando uma queda de 56% no consumo. Em termos financeiros podemos considerar que o município terá uma economia de R$ 4 milhões por ano.
O trabalho foi realizado pela empresa Ilumitech Construtora e aumentou em mais de 120% o índice de iluminamento em todas as ruas e avenidas.

O contrato com a empresa traz também todo o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e a troca de relés, luminárias e grande parte dos braços de iluminação pública.

Botão Voltar ao topo