fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Leitura em baixa e shows batem cinema em popularidade na região de São José dos Campos

Levantamento revela a percepção da população em relação à oferta, qualidade e utilização de serviços culturais

Livros do projeto “De mãos em mãos” da Biblioteca de Pindamonhangaba. (Foto: LC Antunes/PortalR3)

Pesquisa inédita realizada pela Fundação Seade aponta que 28% da população da região de São José dos Campos não leu nenhum livro em 2023. Índice abaixo da média estadual (29%). Em relação ao cinema, 39% da população foi em sessões em 2023, número menor do que os 52% da população que foi a show ou espetáculo de música, dança, teatro, circo ou outras artes em sua cidade ou região nos últimos 12 meses.

Em relação a proporção da população que visitou museu na região de São José dos Campos nos últimos 12 meses, o índice foi de 34%. Já quem frequentou a biblioteca em 2023, a taxa cai ainda mais, para 21%.

Objetivo do levantamento é medir a percepção da população sobre a oferta, a qualidade e o uso dos serviços de cultura no Estado de São Paulo, como cinema, biblioteca, museu, show ou espetáculo de música, dança, teatro, circo ou outras artes e até mesmo ter lido um livro nos últimos 12 meses.

Além de contribuir para o aprimoramento das políticas culturais, a pesquisa desempenha um papel crucial ao delinear um panorama detalhado em uma área que frequentemente carece de indicadores, como é o caso da cultura.

Veja abaixo, informações completas e divididas por regiões.

Botão Voltar ao topo