fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Governo de SP envia ajuda humanitária a Ubatuba

Mais de 25 toneladas de insumos serão destinadas às famílias atingidas pelas chuvas no município

Defesa Civil e Exército no transporte da ajuda. (Foto: Defesa Civil SP)

O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (8) o envio de ajuda humanitária ao município de Ubatuba em resposta aos estragos causados pelos temporais que castigaram a região. Mais de 25 toneladas em insumos, como alimentos, água potável e produtos de higiene e limpeza, serão destinados às pessoas afetadas pela chuva.

Nos últimos dois dias, Ubatuba registrou um acumulado de chuva de 380 mm, 22% a mais do que a média prevista para todo o mês de março. Ao menos cinco bairros ficaram isolados devido ao transbordamento dos rios. No bairro Folha Seca, a ponte que garantia acesso ao local foi levada pela correnteza.

Equipes da Defesa Civil Estadual e do 11º Grupamento Marítimo utilizaram botes infláveis para resgatar e transportar as pessoas ilhadas que não conseguiam deixar suas residências. Os efetivos também realizaram a distribuição de 1,4 mil litros de água potável para as famílias necessitadas.

As doações dos kits de limpeza, as cestas básicas e a água potável destinados ao município foram realizadas pela Defesa Civil Estado, pelo Fundo Social de São Paulo e pela empresa Minalba. Os produtos de higiene e limpeza e os alimentos serão encaminhados para o depósito de Tremembé, onde as equipes da prefeitura de Ubatuba poderão fazer a retirada.

O helicóptero Águia da Polícia Militar estará à disposição das equipes para auxiliar na distribuição dos itens de ajuda humanitária nos locais de difícil acesso.

Infraestrutura e Logística
Ainda nesta sexta-feira, a Defesa Civil do Estado se reuniu com o prefeito de Ubatuba e com o efetivo do Batalhão de Engenharia do Exército. No encontro, ficou definido que serão construídas duas passagens de pedestre para restabelecer o acesso ao bairro Folha Seca até a construção de uma ponte definitiva, que será construída pelo Estado.

Uma das passagens emergenciais será estabelecida através do sistema ferryboat e a outra será uma ponte flutuante. Ambas serão construídas com o apoio do Exército. O trabalho deverá ter início neste sábado (9), quando os equipamentos e as equipes chegarão ao município. Equipes da Defesa Civil do Estado de São Paulo seguirão no município auxiliando no resgate e transporte das famílias, bem como na distribuição de suprimentos.

Botão Voltar ao topo