fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mulheres são homenageadas em solenidade na Câmara de Taubaté

(Foto: Divulgação/CMT)

A Câmara de Taubaté celebrou o Dia Internacional da Mulher em solenidade realizada na quinta-feira, dia 7 de março, sob presidência da vereadora Vivi da Rádio (Republicanos).

O discurso oficial foi apresentado pela vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania). Ela parabenizou suas avós, mãe, irmãs, professoras, as mulheres homenageadas durante a solenidade, as vereadoras da atual legislatura, além de mencionar as ex-vereadoras de Taubaté, iniciando com Judith Mazella de Moura.

“Nunca tivemos mais do que quatro vereadoras, mesmo as mulheres sendo a maioria dos eleitores. Então, mulheres, neste 8 de março, quero reforçar que lugar de mulher é na política e onde ela quiser”, disse.

Foram homenageadas Loreny Mayara Caetano Roberto, Mara Lucia Birbeire dos Santos Prado e Zenaide de Oliveira Brito.

Zenaide veio para Taubaté aos 47 anos. Antes, havia estudado e trabalhado em Campinas, até ser convidada a trabalhar em São Paulo, onde continuou sua trajetória de estudo e trabalho. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), de São João da Boa Vista (SP). Atualmente, cursa pós-graduação em História da África e História Indígena, e pelo seu histórico foi homenageada pela vereadora Elisa.

“Falar de mulher não é difícil, é até muito fácil! Começa pelo o que a gente aprende em casa, pelo respeito, pela formação, educação… Eu agradeço a homenagem desta Casa, aos vereadores, meu muito obrigada, minha eterna gratidão”, disse Zenaide, acrescentando uma explicação à letra da música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento: “Maria é aquele tipo de mulher que faz a gente refletir e que nos inspira a nos tornarmos seres humanos melhores. Como todas as mulheres, Maria merece amar e ser amada.”

Loreny é de Taubaté, graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Controle da Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Começou a trabalhar aos 14 anos, dando aula de balé em escolinhas, foi assessora de um deputado federal e de uma senadora, é empresária fundadora da Planus do Brasil, Foi eleita vereadora em Taubaté para a 17ª Legislatura (2017 a 2020), com 1.260 votos, e durante seu mandato criou o Parlamento Jovem. Em 2020 se candidatou a prefeita de Taubaté e foi a primeira mulher na história da cidade a chegar no segundo turno das eleições. Em 2022 foi candidata e se tornou primeira suplente a deputada federal, e agora é homenageada pela vereadora Talita Cadeirante (PSB).

“A todas as mulheres às quais eu faço questão de citar, aquelas que aprendi muito convivendo nesta Câmara, vereadoras Graça, Gorete e Vivi da Rádio, me lembro de ter chorado duas vezes, e uma delas na primeira sessão. Eu era uma jovem vereadora, mas a gente cresce, evolui, amadurece. Vivi e aprendi, e sou muito grata e feliz. Apesar de ter diminuído o número de vereadoras, eram quatro e hoje são três, posso me sentir honrada em dizer que participei da eleição de duas delas, a vereadora Elisa e a Adalgisa, do mandato coletivo, e a vereadora Talita Cadeirante”, disse Loreny.

Mara Lucia também é de Taubaté. Cursou faculdade de Direito na Universidade de Taubaté e, em 1997, iniciou um trabalho voluntário no Hospital Regional. Tornou-se presidente da Associação Voluntariado Bem-Querer em 1998, em 2000 deu início a uma casa de apoio aos pacientes e acompanhantes de outras localidades que estavam em atendimento no Hospital Regional e criou, em 2008, a Associação Voluntariado Tia Mara. Em 2013, a convite do Grupo São Camilo, assumiu atividades no Hospital Municipal Universitário (H-Mut), onde permanece até hoje. Autora da homenagem a ela, a vereadora Vivi da Rádio (Republicanos) lembrou ainda que Mara participa de eventos no Rotary Club, tais como distribuição de agasalhos, brinquedos, cadeiras de rodas, andadores e cadeiras de banho.

“É com profunda emoção e gratidão que me dirijo a vocês neste momento de grande significado. Receber este reconhecimento é mais do que uma simples distinção, é um testemunho do valor que a comunidade atribui ao meu comprometimento com causas sociais e ao empenho de fazer a diferença na vida daqueles que mais necessitam. O voluntariado é uma expressão genuína de solidariedade e amor ao próximo e uma das maiores fontes de realização pessoal”, disse Mara.

Participaram da solenidade os vereadores Jessé Silva (PL) e Paulo Miranda (MDB), além da vice-prefeita Adriana Mussi.

Botão Voltar ao topo