fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José é premiada como destaque em Alfabetização pelo Estado

Investimentos e ações de Alfabetização fazem diferença na rede municipal, que registrou 73% de alunos leitores segundo o governo estadual. (Foto: Divulgação/PMSJC)

São José dos Campos se destaca entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes com melhor fluência leitora, registrando 73% de alunos leitores, segundo dados da Secretaria da Educação do Estado.

A cidade recebeu prêmio de destaque na Alfabetização, em evento realizado nesta terça-feira (20) na Sala SP, na capital.

A entrega aconteceu durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

A alfabetização é uma importante fase na Educação Básica, marcando o início de infinitas possibilidades para os cidadãos.

Na rede de ensino municipal, essa fase recebe olhar atento das equipes gestoras, conta com toda dedicação dos professores alfabetizadores e investimentos como: contratação de professores, formação contínua dos educadores, programa Recupera Alfabetização, que visa intensificar as ações pedagógicas, com material estruturado e jogos pedagógicos para potencializar o processo de alfabetização, busca ativa de alunos, entre outras ações.

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o prêmio reconhece o trabalho conjunto e diário dos mais de 6.000 profissionais da Educação municipal que se dedicam para oferecer o melhor aos mais de 80 mil estudantes da rede, especialmente com ações de alfabetização na Educação Infantil, a partir do Pré 2, e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que “garantem direitos aos estudantes e ampliam o acesso ao conhecimento”.

Alfabetiza Juntos SP

O programa foi lançado pelo governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, durante a cerimônia desta terça e será uma política pública de Estado, conforme decreto de criação do programa.

Segundo o Governo do Estado, a meta do programa Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026.

A Secretaria de Educação do Estado irá enviar material didático aos municípios, formar os professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, uma dos projetos da Educação em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa.

De acordo com a última avaliação da Fluência Leitora, feita em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

Botão Voltar ao topo