fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Colégio Militar de São Paulo participa de Olimpíada de Matemática na Tailândia

Os oito estudantes do Colégio Militar que farão parte da delegação brasileira na Ásia foram medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras em 2023, a maior olimpíada interclasses do mundo, que teve sua origem na França

Os oito estudantes do Colégio Militar que farão parte da delegação brasileira na Ásia foram medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras em 2023, a maior olimpíada interclasses do mundo, que teve sua origem na França. (Foto: CMSP)

Alunos do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) embarcam, neste dia 21 de fevereiro, para Bangcoc, na Tailândia, para participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC), competição internacional de matemática que reune competidores de 14 países.

Os oito estudantes do Colégio Militar que farão parte da delegação brasileira na Ásia foram medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras em 2023, a maior olimpíada interclasses do mundo, que teve sua origem na França.

A competição na Tailândia ocorrerá entre os dias 24 e 28 de fevereiro. A expectativa dos alunos da Escola de Líderes é conquistar medalhas para o Brasil. Ao todo, 17 escolas de sete estados reunirão 110 estudantes brasileiros na Tailândia, segundo a Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento, representante do evento no Brasil.

A unidade de São Paulo será o único representante do Sistema Colégio Militar a enviar representantes à Competição. O Sistema é composto por 15 escolas de Ensino Fundamental e Médio, que, além de atender a família militar, permite o ingresso de estudantes mediante processo seletivo de admissão.

Preparo
A delegação do CMSP reúne alunos do 6º ao 9º anos. Desde o período de férias, a equipe vem se preparando, participando de aulas específicas para a Competição sob a supervisão da Coordenadora de Matemática, Capitão Renata Aguiar. Além dela, mais um professor, irá viajar com os alunos no próximo dia 21. Eles retornam ao Brasil no dia 29 de fevereiro.

“O convite que recebemos para participar da competição na Tailândia é um marco na história do Colégio Militar de São Paulo e resultado do intenso e dedicado trabalho que desenvolvemos na formação dos nossos alunos. Será nossa primeira experiência internacional, estamos otimistas”, afirmou o Comandante do Colégio.

A Capitão Renata Aguiar destacou o orgulho de integrar a delegação brasileira em um evento tão importante. “Nossos alunos irão competir e, tão importante quanto as medalhas que porventura virão, é a experiência única que esses meninos e meninas levarão para a vida toda”, comentou.

Na última sexta-feira (16), os estudantes realizaram um simulado da prova da ITMC para reforçar as atividades de preparo para o desafio.

O Aluno Davi Moreno Batista, do 7º ano, está confiante. “Eu acho que traremos medalha, estou ansioso. Nunca andei de avião e será minha primeira viagem ao exterior”, contou. Davi, de 13 anos, ingressou em 2023 no CMSP após ser aprovado no processo seletivo de admissão. Os pais dele são artesãos e a família vive no Mandaqui, bairro na zona norte de São Paulo.

A viagem à Tailândia foi custeada com o patrocínio de empresários apoiadores da educação promovida pelo Exército Brasileiro e também pela Associação de Pais e Mestres do CMSP.

International Talent Mathematics Contest
A ITMC é uma iniciativa do Thai Talent Training, agência de educação para superdotação em matemática da Tailândia e uma das principais instituições de preparação para olimpíadas acadêmicas do mundo.

A competição na Tailândia contará com uma prova individual de matemática, em língua inglesa, reforçando a importância de o aluno se dedicar a todas as áreas do conhecimento.

A delegação com as escolas brasileiras na Tailândia será coordenada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento, instituição privada, de cunho social, criada para promover a excelência em escolas brasileiras por meio do estímulo a participação em competições, fóruns e feiras científico-tecnológica internacionais.

Botão Voltar ao topo