fbpx

Jacareí declara Emergência e Alerta Epidemiológico para a Dengue

Ofício foi enviado ao Ministério da Saúde, solicitando a inclusão de Jacareí na listagem de municípios que receberão a vacina contra a doença

(Foto: Divulgação/PMJ)

A Prefeitura de Jacareí publicou, nesta segunda-feira (29), o Decreto Nº 1.060 (clique aqui e acesse o documento), que declara o município em estado de Emergência e Alerta Epidemiológico em função do aumento significativo nos casos de Dengue nos últimos dias.

Na prática, o decreto permite ao poder público adotar todas as medidas administrativas para conter o avanço da doença, como a contratação de serviços e aquisição de materiais.

Além disso, a Secretaria de Saúde fica autorizada a combater os focos de proliferação do mosquito, solicitando o apoio de todos os órgãos da Administração Municipal.

Plano de Ação no Bandeira Branca e Parque Meia-Lua

Ainda na segunda de manhã, a Secretaria de Saúde coordenou uma reunião no Paço Municipal, envolvendo secretários e lideranças locais das regiões do Bandeira Branca e Parque Meia-Lua, locais mais afetados pela dengue em Jacareí.

O encontro teve início com uma explanação geral da equipe de técnicos da Saúde, sobre os casos ocorridos no município e detalhes sobre a doença.

Também foram ressaltadas as ações que serão realizadas, principalmente nestas duas regiões, como operação cata-treco e atuação das equipes do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

“A participação das lideranças é fundamental, pois elas podem dialogar e alertar a população local quanto aos riscos, colaborando com o poder público no combate ao mosquito do Aedes aegypti, principalmente não deixando água parada em vasos e outros recipientes, além de lixo acumulado”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde.

Vacina Contra a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou, também na segunda-feira (29), um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando a inclusão de Jacareí na listagem de municípios que receberão a vacina contra a Dengue.

Botão Voltar ao topo