fbpx

Prefeitura de Ilhabela investe na modernização e ampliação da educação

(Foto: Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela tem definido a Educação como prioridade. Os investimentos são variados, desde a revolução digital nas escolas e a capacitação profissional até a construção de novas unidades para atender a demanda local.

O compromisso com a universalização da alfabetização, expansão das opções de ensino e o incentivo à aprendizagem adequada são bases fundamentais para que os estudantes da cidade alcancem seu máximo potencial.

Além disso, o incremento da tecnologia e inovação na educação é uma aposta para preparar as novas gerações a enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado.

IETEC – Ilhabela Escola Técnica

Um dos principais investimentos na área foi a entrega da IETEC – Ilhabela Escola Técnica, que completa um ano de funcionamento no final de janeiro deste ano.

A unidade surge como uma resposta à crescente demanda por profissionais capacitados nas áreas de náutica, gastronomia, hotelaria, tecnologia e construção civil.

A instituição conta com uma estrutura moderna e completa, composta por seis salas de aula com capacidade para 40 alunos cada, cinco laboratórios, biblioteca, sala de reunião, cozinha, restaurante-escola, coworking, anfiteatro e áreas de descompressão.

Infraestrutura

Ainda em 2024, 10 novas escolas serão entregues para a população de Ilhabela. O investimento em novas infraestruturas se dá pelo crescente aumento na demanda populacional e para concluir o compromisso da administração em tornar o ensino da rede municipal em regime integral.

Até o momento, já foram entregues a nova Escola Cívico Militar (Reino), a nova E.M. Benedita Salinas (Barra Velha), a nova E.M. Prefeito Roberto Fazzini (Green Park), que atende os ensinos Infantil e Fundamental, e a reforma e ampliação da E.M Paulo Renato Costa Souza (Camarão).

Em breve, será entregue mais uma nova escola na Estrada do Camarão, onde funcionará, provisoriamente, a segunda Escola Cívico Municipal (ECM), que deve atender mais 300 estudantes dessa modalidade de ensino na cidade; duas novas escolas no Itaquanduba, sendo uma delas também voltada ao Ensino Cívico Municipal e uma nova escola no Bexiga e outra no Alto da Barra Velha.

A E.M. Eurípedes da Silva Ferreira (Água Branca) passou por reforma e ampliação da unidade e as unidades da E.M. Pref. Leonardo Reale e Mércia do Nascimento Dias passaram por reformas em suas infraestruturas.

Volta às Aulas

Durante as férias escolares, as Escolas Municipais de Ilhabela passam por diversas manutenções para receber os alunos no dia 15 de fevereiro.

Todas as unidades escolares e de apoio estão recebendo mutirão de limpeza, planejamento da alimentação escolar, manutenções prediais e dos transportes escolares.

Bolsa de Estudos

O Programa Bolsa de Estudos, Auxílio Transporte Universitário e Ajuda de Custo é um dos benefícios oferecidos para a população e, no último ano, mais de 530 estudantes foram contemplados pela iniciativa.

Os auxílios têm como intuito apoiar financeiramente os universitários que pretendem fazer a primeira graduação.

A Bolsa de Estudos é destinada para o pagamento da mensalidade, o Auxílio Transporte Universitário é voltado para os alunos que precisam se deslocar para outra cidade para continuar os estudos, e a Ajuda de Custo é designada aos estudantes de Universidades Federais, que recebem uma porcentagem para custeio de aluguel, água, luz e alimentação.

Todos os cursos voltados para a área da saúde recebem 70% de desconto na mensalidade, os demais 50%. “É um desconto considerável que faz com que as pessoas se organizem, deem continuidade aos estudos e consigam devolver à Ilhabela tudo o que um dia o município providenciou”, destaca a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

Revolução Digital

O prefeito Toninho Colucci destaca a importância da “Revolução Digital” nas escolas municipais, que teve início com a plataforma educacional e administrativa (E-duca Ilhabela) e que integram digitalmente as demandas da Secretaria Municipal de Educação, as escolas, professores e alunos.

Recentemente, os alunos da educação infantil do município, por meio do programa Educa Ilhabela, puderam ter acesso às mesinhas digitais.

Esses equipamentos têm como objetivo ensinar e brincar, proporcionando uma experiência inovadora para os alunos e atendendo, também, à inclusão das crianças.

Outro destaque são os novos 32 laboratórios móveis de informática, dotados de Chromebook para os alunos e notebooks para os professores. Os veículos possuem capacidade para armazenamento e recarga e sistema de roteadores. O aluno vai à Sala de Informática ou o Laboratório Móvel vai até o aluno, de acordo com a disponibilidade do prédio.

Inclusão

Além da contratação de novos profissionais, por meio de concurso público, outro destaque é a implementação do Sistema de Tecnologia Assistiva nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.

Esse sistema atende as necessidades específicas de cada aluno, assegura a igualdade de oportunidades e promove a participação ativa e independente dos estudantes na sala de aula.

É importante destacar o trabalho do Centro de Apoio Pedagógico Inclusivo (CAPI), que conta com atendimento de profissionais especializados, como psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

Outro trabalho que merece destaque é o Atendimento Municipal de Educação Especial e Inclusão (AMEEI), com professores pós-graduados na área e Agentes de Apoio Inclusivo em cada unidade do Ensino Fundamental.

Formação de Professores

A visão estratégica de longo prazo na Educação de Ilhabela se estende também à formação dos professores. A valorização desses profissionais é essencial para a construção de uma educação sólida e transformadora, com a oferta de capacitações, valorização salarial e ambiente de trabalho estimulante.

Botão Voltar ao topo