fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José ganha 37 profissionais do programa Mais Médicos

Antes de ir para o exterior estudar medicina, a médica trabalhou 16 anos no Hospital Municipal, sendo 5 como técnica de enfermagem e 11 como enfermeira

Ivandir Santos durante consulta com a paciente Antônia de Mesquita. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou 2024 com mais 37 profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que estão atuando em 13 UBSs Resolve nas regiões sul, leste, norte, sudeste e central. Com o reforço, a cidade conta atualmente com 82 profissionais do programa.

Formada pela Universidade Central do Paraguai, Ivandir Santos está empolgada com a oportunidade de voltar a atuar em unidades de saúde da cidade, que a acolheu quando tinha 14 anos. Ela é de Cabeceiras do Piauí (PI).

Antes de ir para o exterior estudar medicina, a médica trabalhou 16 anos no Hospital Municipal, sendo 5 como técnica de enfermagem e 11 como enfermeira.

Agora como médica, vai atender a população na UBS Resolve do Paraíso do Sol, unidade de saúde da qual é usuária desde a adolescência e que sempre foi frequentada pelos dois filhos dela, de 9 e de 21 anos.

“Estou muito feliz por voltar a trabalhar em São José em uma área tão importante como a saúde e agora como médica”, disse Ivandir. “Quero, com meu trabalho, representar bem São José. Estou motivada para retribuir tudo que a cidade fez por mim, pelos meus filhos e pela minha família, ajudando os munícipes a terem cada vez mais saúde.”

Aprovação

O reforço nas equipes das unidades básicas de saúde para garantir ampliação das consultas, com mais agilidade e resolutividade, foi comemorado pelos munícipes.

Usuária da UBS Resolve do Paraíso do Sol, a auxiliar de limpeza Antônia Pinto de Mesquita, que mora no Parque Nova Esperança, também na região leste, destacou a importância do aumento do número de médicos.

“Quanto mais médicos, mais prevenção, cuidado e cura. Fico feliz de saber que nossa cidade ganhou mais médicos, o que ajudará muito as pessoas que precisam de consultas e atendimento.”

Saúde

São José dos Campos possui atualmente 45 UBSs Resolve, presentes em todas as regiões da cidade. O programa tem como objetivo tornar as unidades mais resolutivas, utilizando de protocolos que melhoram as condições de atendimento da população.

Atualmente, elas estão passando por requalificação técnica, com diversas melhorias, como a ampliação do número de consultórios, pintura e novos layouts.

Outro avanço obtido é em relação às equipes de estratégia de família, que saltaram de 49 para 73 em 2023, um aumento de 49%. Até o final deste ano, o objetivo é ampliar esse número para cumprimento do Plano de Gestão 2021-2024.

Botão Voltar ao topo