Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024

Com o tema “Se joga no esporte!”, a 29ª edição ocorre até o dia 18 de fevereiro em todas as unidades do Sesc no estado, com mais de mil atividades gratuitas para os públicos de todas as idades

Goleira do handebol de São José. (Foto: Divulgação)

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”.

Entre os dias 06 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte.

A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Tipos de Jogos – Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo.

Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina.

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.

Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024.

“Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas – Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca – Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater – Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

Confira dos destaques da programação do Sesc São José dos Campos

Atividade de abertura – Apresentação

22 A 20 – A CONQUISTA DO MUNDO!

Dia 6, sábado, 18h.

Com Morten Soubak, técnico da seleção e Debora Hannah, campeões mundiais; Maria Eduarda, goleira do São José e Rogerio Toto, supervisor da seleção.

22 a 20 foi o placar do jogo entre Brasil e Servia na final do Mundial Feminino de Handebol de 2013. Vamos reviver essa conquista e conhecer um pouco do handebol. Durante a apresentação, acontece um bate-papo e atividades práticas onde o público é desafiado a praticar arremessos e passes. Compondo a programação, haverá apresentação de breaking de Cheerleading.

Ginásio. Grátis. Livre.

Apresentação e bate-papo

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

Dia 7, domingo, 16h

Com a Associação de Esportes Adaptados de Campinas

Modalidade paralímpica em que os atletas utilizam cadeiras de roda adaptadas para jogar. O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira. Durante a apresentação, acontece um bate-papo com atletas e comissão técnica da equipe, um jogo exibição e a participação do público que pode experimentar a modalidade. Compondo a programação, haverá apresentação de breaking de Cheerleading.

Ginásio. Grátis. Classificação indicativa a partir de 6 anos.

Aula aberta

Breaking

De 7 a 28, domingos, das 10h30 às 11h30.

Com Gleidni Maciel e Samira

Esporte que combina dança urbana com atletismo. Surge da cultura hip hop e

caracteriza-se por movimentos acrobáticos. O breaking fara sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2024 e para começarmos a entrar no clima, venha movimentar o corpo e aprender um pouco sobre essa nova modalidade olímpica. Atividade para iniciantes e praticantes.

Solário. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes da atividade. 12 anos

Aula aberta

Cheerleading

De 13/1 a 03/2, sábados, das 16h às 18h

Com All Stars

Mais que uma animação de torcida, a modalidade é reconhecida como esporte desde 2016. A prática exige muitos treinos de forca, flexibilidade, coordenação e disciplina. Durante as aulas, serão abordados exercícios de acrobacias, elevações, pirâmides, entre outros.

Corpo e Arte e Solário. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. A partir de 13 anos.

Apresentação Esportiva

Campeões do Vale

Dia 14, domingo, 15h30.

Com Marcos Tatá, técnico da seleção brasileira adulta masculina, Dimas Fabiano, auxiliar técnico da seleção brasileira juvenil, Mikael Lopes e Lucas Santos, jogadores do Taubaté e da seleção brasileira.

Criado em 2003 pelo ex-jogador e atual técnico da Seleção Brasileira, Marcos Tata, o Handebol Taubaté figura entre as melhores equipes do mundo, sendo sete vezes campeã panamericana e oito vezes campeã brasileira. Vamos conhecer a trajetória da equipe do Vale do Paraíba e praticar o handebol com jogadores deste elenco.

Ginásio. Grátis. A partir de 6 anos.

Apresentação esportiva

Na quadra com Mireya e Virna

Dia 21, domingo, 15h30.

Com Mireya Luis, tricampeã olímpica, bicampeã, atleta, jogadora de vôlei; Virna Dias,

Ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, campeã olímpica em 1996 e Maurício Galdino, Mestre em Motricidade Humana.

Durante a atividade acontece um bate-papo sobre aspectos do esporte brasileiro e Cubano, e um bate bola com a participação do público e das jogadoras.

Ginásio. Grátis. Livre.

Apresentação esportiva

Handebol em cadeira de rodas

Dia 27, sábado, às 16h

Com a Associação de Esportes Adaptados de Campinas

Esporte adaptado do handebol convencional, jogado por equipes mistas de quatro integrantes, onde as principais alterações são a redução da altura do gol em 40cm e o uso de cadeira de rodas. Durante a apresentação, os jogadores realizam um jogo exibição e conversam com o público sobre a modalidade.

Ginásio. Grátis. Livre.

Apresentação esportiva

Posição: goleiro no handebol

Dia 28, domingo, às 15h30

Com Marcão, ex-goleiro da seleção, campeão Panamericano e Jéssica Oliveira, Bi-campeã panamericana

Apresentação esportiva que traz as características e as jogadas da posição de goleiro no handebol. Durante a atividade, atletas da modalidade conversam com o público e realizam uma atividade pratica com os participantes.

Ginásio. Grátis. Livre.

Sesc Verão 2024

De 06 de janeiro a 18 de fevereiro

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao

Botão Voltar ao topo