fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos alcança 2ª lugar no Programa Município Verde Azul

Ações de Educação Ambiental são diferenciais joseenses nesta conquista

Ações de Educação Ambiental são diferenciais joseenses nesta conquista – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos recebeu nesta terça-feira (19), em evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, mais uma certificação do PMVA (Programa Município Verde Azul), desta vez válida pelo ciclo 2022/2023.

Para garantir a honraria, é preciso atingir 80 pontos ou mais em ações distribuídas dentro de 10 temas, como Arborização Urbana, Biodiversidade, Educação Ambiental, Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, entre outros.

O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado de São Paulo e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios.

A cidade conquistou 84 pontos, ficando na segunda posição no ranking estadual para municípios acima de 500 mil habitantes. Esta é a maior nota já atingida por São José, superando a pontuação de 2020, que havia sido 81,05.

Este aumento comprova os esforços da Prefeitura em construir um futuro sustentável para a população. Contribuíram para este avanço projetos como o Arboriza São José, Hortas Urbanas, Pomares Nativos Educativos, Programa Observa – fiscalização ambiental por satélites, Linha Verde, Conselho de Meio Ambiente ativo, Programa Revitalização de Nascentes, Asfalto Ecológico e PEV, entre muitos outros.

Em 2023, a administração municipal reforçou o engajamento na aplicação aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e também dos princípios ESG (governança ambiental, social e corporativa), resultando em ações inovadoras como o plantio de 5.000 novas árvores em áreas urbanas, o programa São José Solar e a instalação da primeira biovaleta da cidade.

O programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Municipal Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

O PMVA capacita técnicos e interlocutores dos municípios participantes e estimula o compartilhamento das boas experiências entre os municípios do Estado.

Com a certificação conquistada, a cidade poderá utilizar a logomarca do Programa Município Verde Azul e atrair mais empresas que valorizam a responsabilidade ambiental e o compromisso com a sustentabilidade como critério para se instalar.

A partir de 2017, quando uma nova e mais criteriosa versão do programa foi implementada, São José dos Campos vem melhorando ano a ano o seu desempenho: de 49,78 pontos em 2017, passou a 54,68 em 2018, 64,99 em 2019, 81,05 em 2020, 70,25 em 2021 e 84 no ciclo atual (2022/2023).

Em especial, os interlocutores do Programa Município Verde Azul destacam que a evolução contínua na pontuação é resultado da transversalidade das ações de todas as secretarias municipais, que também internalizaram a pauta da sustentabilidade, a partir do entendimento que a inovação em projetos e programas na área ambiental representa investimentos em saúde pública e qualidade de vida.

Botão Voltar ao topo