fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

ST Casagrande sucede irmão como Adjunto de Comando do Batalhão Borba Gato

Cerimônia de troca aconteceu nesta sexta-feira (15) no 2º Batalhão de Engenharia de Combate

ST Casagrande (esquerda) e o irmão, ST Almir. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O subtenente André Marcelo Casagrande é o novo Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate (Batalhão Borba Gato), Unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP). Casagrande assumiu o cargo no lugar do irmão, o também subtenente Almir Ricardo Casagrande, que ocupou o cargo nos últimos dois anos.

O cargo de Adjunto de Comando foi oficialmente criado, em caráter experimental, em 22 de maio de 2015. A Portaria Nº 142 – EME, de 10 de maio de 2016 aprovou a Diretriz de Implantação do cargo de Adjunto de Comando em todas as Organizações Militares do Exército. São atribuições do cargo: ser divulgador da Ética e dos Valores Militares, ser fortalecedor dos padrões do Comportamento Militar, ser o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças, ser divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando, assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução, do bem-estar, incluindo o da Família Militar, e em outros que envolvam os praças.

Os dois irmãos iniciaram sua história no Exército Brasileiro exatamente no Batalhão Borba. Casagrande entrou como recruta em 1994 e Almir em 1995. Depois se formaram na Escola de Sargento das Armas, em Três Corações (MG) e seguiram uma carreira brilhante na Engenharia do EB.

Os dois irmãos e o comandante, coronel Menegatto, ao lado dos familiares. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

No final de 2021, Almir assumiu o cargo de Adjunto de Comando, função que agora passou para seu irmão. Em seu discurso, emocionado, o militar agradeceu a todos, destacando o trabalho incansável da mãe e o apoio da esposa e filhos em todos os momentos da carreira. Ainda agradeceu aos amigos de caminhada da caserna e aos seus superiores e aos colaboradores de outras forças e do meio civil com quem desenvolveu trabalho, ajudou e foi ajudado, quando necessário.

A cerimônia em Pindamonhangaba iniciou com a inauguração do retrato na galeria dos ex-adjuntos. O subtenente Almir é o terceiro nesta galeria. A primeira passagem de comando de adjunto foi realizada em 2018 no Batalhão Borba com o tenente Harfouche passando para o ST J.Mello.

Momento da transmissão e assunção do cargo. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Durante a cerimônia militar no pátio interno do Batalhão Borba, em suas palavras, o comandante do Batalhão, coronel Menegatto, destacou o trabalho realizado pelo agora ex-adjunto, citando suas principais contribuições em prol do Exército, do Batalhão, dos pares e superiores, desejando sucesso em sua nova função no Batalhão Borba Gato que será de encarregado de material da Companhia de Comando e Apoio.

O momento da transmissão e assunção do cargo e continência ao Pavilhão Nacional foram destaques da cerimônia que foi encerrada com o desfile da tropa.

GALERIA DE FOTO

Botão Voltar ao topo