fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda realiza 3º Encontro com Catadores de Materiais Recicláveis

Encontro do Programa Mov.Cicla, realizado no Posto de Saúde Castolira, fortalece parceria entre catadores de materiais recicláveis e Novelis

(Foto: Divulgação/PMP)

Na tarde do dia 6 de dezembro, o grupo de trabalho composto por representantes da Saúde e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na unidade da Estratégia de Saúde da Família do bairro do Castolira o 3º Encontro com Catadores de Materiais Recicláveis de 2023.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a parceria entre os membros da comunidade local e a indústria, visando fortalecer o sistema de logística reversa e colaborar com o desenvolvimento econômico no território.

Proporcionou esclarecimentos valiosos para os presentes, considerando oportunidades para contribuir com a melhoria dos resultados obtidos pelos catadores com o manejo dos resíduos coletados.

O destaque do evento foi a palestra ministrada por Marcelo Giaccom e Vanessa Ferrari, representantes da Novelis, que apresentaram e discutiram o passo a passo do processo de reciclagem do alumínio. Os participantes receberam informações sobre a importância do trabalho dos catadores no ciclo de reciclagem e esclarecimentos sobre o processo de venda de latinhas diretamente para a indústria.

Os participantes também foram convidados a realizar seu cadastramento enquanto fornecedores de latas para a Novelis, proporcionando uma oportunidade de formalização e reconhecimento do trabalho desses profissionais.

Doze catadores dos bairros Castolira e Vila São Paulo estiveram presentes, expressando interesse nessa parceria.

Além disso, como parte do apoio à profissionalização desses trabalhadores, foram distribuídas camisetas personalizadas, para permitir uma identificação mais fácil enquanto estão em serviço e favorecer um senso de pertencimento e de grupo.

Após a palestra, os participantes também puderam desfrutar do Mercado Solidário, selecionando itens essenciais de cesta básica, doados por parceiros e colaboradores do programa, para levarem para suas casas de acordo com as necessidades de suas famílias.

O evento foi encerrado de maneira festiva, com um café da tarde, um ambiente para networking e a celebração da parceria crescente entre o Programa Mov.Cicla, o PSF Castolira, os catadores de material reciclável e a Novelis.

Este encontro não apenas favoreceu a construção de pontes entre os catadores e a indústria, como também destacou a importância de iniciativas que promovem a sustentabilidade e o desenvolvimento local.

Esta é uma das atividades do Programa Mov.Cicla, em 2023; uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivo da Novelis. E visa incrementar as estratégias para a qualificação das culturas de consumo e de gestão de resíduos e a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município.

Para conhecer mais do programa acesse: https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla e https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia

Botão Voltar ao topo