fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

GALERIA: exposição com presépios no Museu de Pindamonhangaba

As obras foram confeccionadas por alunos do Colégio Bom Jesus Externato, como uma forma de comemorar os 800 anos desta tradição

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina está com uma exposição de presépios que ficarão expostas até o dia 08 de janeiro de 2024. As obras foram confeccionadas por alunos do Colégio Bom Jesus Externato, como uma forma de comemorar os 800 anos desta tradição.

Como forma de transmitir a mensagem do nascimento do Menino Jesus aos fiéis que não sabiam ler e escrever, São Francisco de Assis, no Natal de 1223, tem a ideia de contar de forma imagética essa história montando pela primeira vez um presépio, cujo significado em latim significa estábulo, manjedoura. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

A iniciativa ganhou popularidade pela Europa e logo foi disseminada pelo mundo, chegando ao Brasil pelas mãos do jesuíta José de Anchieta. Outro relato aponta que, na verdade, o primeiro presépio da história brasileira foi montado pelo frei Gaspar de Santo Agostinho, em Olinda, em 1585.

A exposição no Museu de Pinda conta com mais de 20 presépios de vários materiais, como E.V.A, biscuit e palha. O Museu fica aberto de terça a domingo das 9h às 17h, entrada gratuita.

Botão Voltar ao topo