fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

UNITAU faz 49 anos e lança comemorações do Jubileu de Ouro

Cerimônia de Aniversário da UNITAU para autoridades. (Foto: LeonardoOliveira/UNITAU)

A celebração dos 49 anos de fundação da Universidade de Taubaté (UNITAU), no dia 6 de dezembro, marcou o lançamento das comemorações do Jubileu de Ouro da instituição que completará, em 2024, 50 anos.

As ações do ano jubilar foram apresentadas a autoridades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte durante uma cerimônia realizada no Solar da Viscondessa do Tremembé, atual sede da Pró-reitoria de Extensão e primeira sede da Reitoria da Universidade.

Durante o evento, a Comissão do Jubileu de Ouro da Universidade de Taubaté anunciou parte da programação que vai compor o ano de comemorações.

Além de edições especiais da Corrida UNITAU 7k e do programa UNITAU na sua vida, que leva serviços da instituição para espaços públicos e atende à comunidade, outras ações estão programadas.

“Em 2024 vamos realizar uma edição regional do Projeto Rondon. Nossa coordenação já está trabalhando na escolha do município que vai receber os nossos alunos e as nossas atividades extensionistas. Teremos também o Circuito Histórico, pensado para valorizar e registrar a história dos nossos prédios.

O primeiro local escolhido foi o Solar da Viscondessa do Tremembé, onde, em 1974, funcionou a primeira sede da nossa reitoria”, disse a Pró-reitora de Extensão e Presidente da Comissão do Jubileu de Ouro da UNITAU, Profa. Dra. Leticia Maria Pinto da Costa.

Ainda durante a cerimônia, o primeiro totem do Circuito Histórico, instalado no Solar da Viscondessa, foi inaugurado pela Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, pelo prefeito de Taubaté, José Antônio Saud, e pelo presidente da Câmara de Taubaté, Alberto Barreto.

O painel, que será instalado em outros prédios históricos ocupados pela Universidade, tem um código de barras que direciona para a página do projeto, onde o roteiro completo do Circuito Histórico estará disponível. Para conhecer o projeto basta acessar o site unitau.br/circuitohistorico/.

No discurso feito durante o cerimonial, a Reitora da UNITAU destacou que a instituição está viva, forte e preparada para os próximos 50 anos, mas reforçou a importância da união entre executivo, legislativo e judiciário, além das outras instituições, para enfrentar os novos desafios e continuar buscando formas de ampliar o acesso ao ensino superior.

“Todos são fundamentais para a construção de uma sociedade desenvolvida, cuja base é a educação. A UNITAU não é uma universidade que está na região, mas é da região. E uma instituição de ensino superior forte contribui, e muito, para o desenvolvimento das nossas cidades, do nosso povo”, afirmou a Profa. Dra. Nara Fortes.

O presidente da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Aimes-SP), Eduardo Vella, marcou presença no evento e destacou a importância da UNITAU para a Associação e para a Educação do país.

“A UNITAU foi uma das fundadoras da Aimes e a Reitora, Profa. Nara, é vice-presidente da nossa Associação. Juntos, buscamos ter mais representatividade e que as universidades municipais, que estão espalhadas pelo interior do país, tenham mais reconhecimento”, afirmou Eduardo Vella.

No dia 8 de dezembro, sexta-feira, será a vez das autoridades do Litoral Norte conhecerem as ações de comemoração dos 50 anos da UNITAU. O evento organizado pela Comissão do Jubileu de Ouro vai ser realizado no campus da Universidade de Taubaté em Caraguatatuba.

Selo comemorativo do Jubileu de Ouro é apresentado aos servidores

No último dia 2 de dezembro, o selo comemorativo dos 50 anos da UNITAU já havia sido apresentado, em primeira mão, aos funcionários e professores da Universidade durante um almoço realizado no Departamento de Ciências Agrárias, em Taubaté.

A Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, afirma que a instituição é reconhecida hoje como a maior Universidade Municipal do país graças ao trabalho e à dedicação dos servidores, por isso, a decisão de iniciar as celebrações com eles.

“São os funcionários e os professores que tornam possível a nossa missão de oferecer um ensino de qualidade aos nossos universitários e contribuíram para a formação de mais de 100 mil profissionais ao longo dessas quase cinco décadas”, disse a reitora a Reitora.

Botão Voltar ao topo