fbpx

Virada Esportiva Inclusiva apresenta 11 modalidades no Vale do Paraíba

Evento ocorrerá nos dias 05, 06 e 08/12 nas cidades de Jacareí e São José dos Campos

(Foto: Divulgação)

Cerca de 2 mil pessoas devem ser beneficiadas diretamente com as atividades previstas na terceira edição da Virada Esportiva Inclusiva SP 2023, que será realizada nos dias 05, 06 e 08/12, nas cidades de Jacareí e São José dos Campos, Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Durante os 3 dias de evento, estão previstas atividades teóricas e práticas, contemplando 11 modalidades esportivas. O evento é gratuito e voltado para pessoas de todas as idades.

Os dois primeiros dias de evento serão realizados na cidade de Jacareí. Após abertura, haverá uma roda de conversa que abordará o tema: “Diálogos sobre Esporte e a Pessoa Com Deficiência: possibilidades de inclusão”. Já o segundo dia, trará a sensibilização por meio de atividades práticas na Clínica Esportiva com Atletas Paralímpicos.

O terceiro dia de evento será realizado na cidade de São José dos Campos e trará a experimentação por meio de vivências esportivas inclusivas. O público com e sem deficiência poderá conhecer um circuito de atividades, se aproximando das modalidades paradesportivas oferecidas pela programação.

A Virada Esportiva Inclusiva SP 2023 é uma oportunidade para fomentar o movimento paradesportivo do estado de São Paulo, por meio de ações de sensibilização, formação e vivências esportivas.

A terceira edição da VEI é realizada pelo Instituto Incentivar Esporte e Cultura, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Mars, detentora das marcas mais icônicas de chocolates, como M&M’S, Snickers e Twix e o apoio das Prefeituras de Jacareí e São José dos Campos.

“A Virada é um projeto que vai ao encontro de valores inegociáveis defendidos pelo Instituto Incentivar, como a inclusão e o respeito à diversidade.

O retorno dele é sempre gratificante”, pontua Paulo Chaim Pontes, presidente do Instituto Incentivar Esporte e Cultura.

“Promover experiências positivas em ações sociais e de voluntariado são alguns dos propósitos da Mars. Queremos incentivar e ajudar a fomentar a prática esportiva inclusiva, bem como a acessibilidade social.

Iniciativas que buscam opções de esportes para pessoas com ou sem deficiência ajudam a criar um mundo mais inclusivo,” destaca Renata Cesario, gerente de comunicação corporativa da Mars.

Modalidades apresentadas

Atletismo
Basquete em cadeiras de rodas
Bocha
Futebol de 5
Goalball
Handebol
Hóquei Indoor
Parabadminton
Rugby em Cadeira de Rodas
Vôlei Sentado
Xadrez para Deficientes Visuais

Espaço experimentações

O “Espaço Experimentações” tem o formato de circuito de atividades e convida o público com e sem deficiência a vivenciar, experimentar e se aproximar das modalidades paradesportivas oferecidas pela programação.

O objetivo desse formato é permitir que o público realmente faça o circuito dentro do Espaço vivenciando uma das 11 modalidades, caracterizando-se como uma experiência lúdica para a pessoa com e sem deficiência, por meio da experimentação do esporte adaptado.

Cada uma das estações do Espaço terá uma modalidade, um coordenador qualificado e 3 instrutores especializados (atletas com deficiência praticantes da modalidade) na apresentação do esporte, transmitindo as regras e técnicas de cada jogo e modalidade, além de orientar sobre os procedimentos de segurança e demais curiosidades sobre o esporte para o público geral.

Programação:

Roda de Conversa: Diálogos sobre Esporte e a Pessoa Com deficiência: possibilidades de inclusão

Data: 05/12

Horário: das 8 às 12 horas

Local: Teatro Ariano Suassuna – sito a Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino nº 3.595 – Parque dos Sinos – Jacareí/SP

Clínica Esportiva com Atletas Paralímpicos – Sensibilização

Data: 06/12

Horário: das 8 às 12 horas e das 13 às 17horas

Local: “Educamais Jardim Paraiso”, sito a R. Lourenço Nogueira, 211 – Jardim Yolanda, Jacareí – SP

Espaço Experimentações – Vivências Esportivas Inclusivas

Data: 08/12

Horário: das 8 às 12 horas

Local: Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 Jardim América São José dos Campos/SP

Botão Voltar ao topo