fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda promove formatura da primeira turma do programa EDUSEG

(Foto: Divulgação/PMP)

Cerca de 230 alunos da rede municipal de Pindamonhangaba participaram da primeira formatura do programa EDUSEG (Educação e Segurança), que foi promovido pela Secretaria de Segurança Pública, por meio dos departamentos de Defesa Civil, Trânsito e Mobilidade e Guarda Civil Metropolitana.

As escolas Félix Adib, Ângelo Paz, Moacyr de Almeida e Alexandre Machado participaram da cerimonia de formatura.

O objetivo do programa EDUSEG é promover a cultura de segurança e responsabilidade cidadã, buscando criar uma sociedade mais informada, prevenida e colaborativa, enfatizando a importância do conhecimento e da educação como fundamentais para um ambiente seguro para todos.

Com compromisso de capacitar estudantes do 4º ano da rede municipal de ensino para enfrentar desafios relacionados a segurança, leis de trânsito, desastres naturais e emergências. Neste ano de 2023, o programa atendeu cerca de 230 alunos.

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, da secretária de Educação, Luciana de Oliveira, do secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira, dos vereadores, Norberto Moraes – Norbertinho (presidente da Câmara), José Carlos Gomes – Cal e Regininha e do responsável pelo programa Bombeiro na Escola, Renato Barros Júnior, além da presença dos pais dos alunos e de convidados especiais que prestigiaram a formatura.

Entre as escolas participantes, a Escola Municipal Alexandre Machado Salgado foi a grande campeã, se destacando não só na apresentação da dança, como também, uma de suas alunas, o melhor texto sobre o tema: Educação e Segurança, evidenciando o comprometimento e a dedicação não só dos educadores, mas também dos estudantes.

A secretária de Educação, Luciana de Oliveira, destacou o apoio ao projeto.”Participar desse projeto me enche de orgulho, pois são as crianças, através do aprendizado, que podem transformar um dado crucial: o número de mortes no trânsito. Cada lição ensinada é um passo em direção a um trânsito mais seguro”, disse a secretária.

O vereador Nobertinho também fez uso da palavra. “Se cada aluno aqui fizer a sua parte, se o projeto ajudar a salvar uma vida, já valeu a pena”.

O vice-prefeito, Ricardo Piorino, também parabenizou o projeto.”O programa é uma sementinha, que este ano plantamos em 230 solos férteis, esperamos ansiosamente os frutos”, disse o vice-prefeito.

As aulas de Defesa Civil foram ministradas pelo diretor Michel Cassinao e a agente Aline, que abrangeram uma série de atividades e ações educativas que visam promover o conhecimento e as habilidades necessárias nos alunos para lidar com diferentes situações de emergência.

As crianças aprendem sobre os principais riscos e ameaças em sua região, como medidas de prevenção e segurança, bem como os procedimentos adequados em caso de desastres.

As aulas de trânsito foram ministradas pelos agentes Ouverney e Patrícia, não apenas com o objetivo fazer entender a importância de se formar motoristas responsáveis, mas também criar uma consciência coletiva sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

Além disso, a conscientização sobre a importância do respeito aos pedestres, ciclistas e outros usuários das vias públicas, promovendo um trânsito mais seguro e harmonioso.

“Este evento não apenas marca o encerramento de um capítulo na jornada educacional dos alunos, mas também sinaliza o início de uma nova fase, onde os conhecimentos adquiridos na EDUSEG se tornam uma base sólida para o futuro”, afirmou Michel Cassiano.

“Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa transformadora que visa não apenas formar estudantes, mas forjar cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo. Que os valores aprendidos na EDUSEG continuam a guiar esses jovens em suas jornadas pessoais e profissionais”, finalizou o diretor.

Botão Voltar ao topo