fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu é contemplado em edital de ação cultural para exposições

(Foto: Divulgação/PMP)

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina foi contemplado no Edital 33/2023 do Programa de Ação Cultural – ProAC Editais Museus / Realização de exposições em museus modulo II – concepção de projeto expográfico.

Para concorrer no edital, o gestor cultural do museu, Mauro Celso Barbosa, fez contato com profissionais do seguimento museológico e colocou o museu a disposição para que ações relacionadas as suas demandas fossem objetos do edital, desse modo um grupo de trabalho com profissionais independentes, “Promusas”, aprovou a ideia e propôs o “Projeto Expositivo para o Museu de Pinda”.

“Enquanto órgão público não poderíamos ser proponente da ação, então fizemos contato com o Grupo Promusas, colocamos as demandas do museu e juntos chegamos no ponto a ser tratado no projeto, visto a necessidade de um projeto expositivo para o museu, como preconiza o TAC (Termo de Ajuste de Conduta)”, disse Mauro Celso Barbosa.

O projeto objetiva conhecer e entender o acervo do museu, que conta com mais de 5 mil objetos das mais variadas tipologias, e a partir disso elaborar um projeto expográfico que converse com os indicativos do Plano Museológico e respeite o TAC assinado junto ao Ministério Público.

O Projeto Expositivo para o Museu de Pinda foi submetido como tantos outros no edital realizado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.

Com sua contemplação começaram efetivamente os trabalhos em outubro, quando houve uma reunião online entre os proponentes e gestores do museu, secretário de cultura e diretora de cultura para ajustar os próximos passos e esclarecimento gerais.

O projeto está dividido em quatro etapas. Desde análise documental do plano museológico, do TAC e do catálogo de acervos, até pesquisa sobre os objetos museológicos para elencar possíveis exposições, chegando ao projeto curatorial e finalizando com produção curatorial da exposição e tudo que a ela se relaciona, tudo isso de maneira participativa e com diálogo constante com a comunidade. O projeto não contempla a implantação da exposição.

“O projeto “Uma nova exposição para o Museu de Pinda”, financiado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, pretende conceber um projeto expositivo para o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

Como resultado, serão apresentados projetos de pesquisa e curadoria, expografia e comunicação visual, possibilitando que a exposição seja futuramente realizada. A equipe técnica é composta por Elaine Jardim, Eduardo Polidori e Carlos de Oliveira, do Grupo Promusas”, esclarece Eduardo Polidori.

O projeto será apresentado publicamente no sábado (02), às 10 horas, no Auditório do Museu Histórico, quando os integrantes do Grupo Promusas, que já estarão desde o dia 30 em visita técnica ao prédio, explanarão as minúcias do projeto e como tudo isso acontecerá ao longo dos próximos meses.

Botão Voltar ao topo