fbpx

São José atinge recorde de 82% na redução de roubo de veículos

Tecnologia do CSI faz parte das estratégias no combate a criminalidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O Governo do Estado divulgou na segunda-feira (27), por meio da Secretaria de Segurança Pública, a atualização de outubro dos indicadores criminais de São José dos Campos.

E a cidade confirmou a criminalidade em queda desde 2017, quando foi criado o programa São José Unida, que é coordenado pela Prefeitura e integra todas as forças de segurança.

O índice de roubo de veículos é o mais expressivo na série histórica. De janeiro a outubro deste ano a redução foi de 82,3%, em comparação ao mesmo período de 2016. Há 7 anos a cidade registrava mais de 700 ocorrências, e agora são 124 casos.

No comparativo com 2022, o indicador de roubo de veículos caiu 34,7%. Foram 190 ocorrências registradas de janeiro a outubro do ano passado ante 134 nos dez primeiros meses de 2023.

A maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que tem um fluxo de cerca de 1 milhão de veículos circulando diariamente nas vias e rodovias, vem registrando ao longo deste ano cada vez menos casos de roubos de carros, chegando a 8 ocorrências em agosto.

Homicídios

A redução de homicídios em São José dos Campos também é destaque. Quando se compara o acumulado de janeiro a outubro do ano passado (39 casos) ao do mesmo período de 2023 (com 34), a queda é de 12%.

Os números também mostram uma redução maior no número de homicídios quando comparado ao mesmo período em 2016. Foram 62 casos naquele ano, o que equivale a uma diminuição de 45,2%.

Estratégia

Os números são fruto do trabalho integrado das forças de segurança, no programa São José Unida, aliado ao uso da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que monitora a cidade em tempo real 24 horas por dia, com câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas e detecção de movimento de objetos e pessoas, além da dedicação de todos os profissionais envolvidos.

Botão Voltar ao topo