fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Casa de Santos Dumont em São José é aberta ao público e agrada os visitantes

Réplica da residência original do aviador fica no Parque Santos Dumont. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Encantada – Casa de Santos Dumont, recém-aberta pela Prefeitura de São José dos Campos no parque de mesmo nome, vem agradando o público de todas as idades.

A réplica da residência original, que foi o lar de Alberto Santos Dumont em Petrópolis (RJ) entre 1918 e 1932, passou por uma revitalização e foi aberta ao público em evento comemorativo na quarta-feira (22).

Estiveram presentes autoridades do município e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial),representantes da ABCAer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial) e outros convidados, como o sobrinho-bisneto do aviador.

Comemoração

No ano em que se celebra os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, o evento teve tom solene e festivo, com apresentações musicais da banda do DCTA e Banmoa (Banda Moacyr Benedicto), da Escola Municipal Moacyr Benedicto de Souza, que fica no Campo dos Alemães.

“Foi muito legal poder representar a nossa escola com a Banmoa neste evento”, disse Caio Richard Tavares, do 7º ano da escola. “Acho que a Casa Santos Dumont será importante para a cultura da nossa cidade. É um grande patrimônio cultural porque conta a importância de Santos Dumont para a história do Brasil.”

O espaço possibilita uma experiência educativa e imersiva repleta de descobertas e histórias. Entre os primeiros visitantes, estavam os estudantes da Escola Municipal Maurício Cury.

“A casa é linda, muito bom poder conhecer”, afirmou Monique Valentina Senna Cunha, aluno do 3º ano da unidade escolar, que é vizinha do parque. “Meu pai me contou sobre a história de Santos Dumont. Entrei na Casa e vi que ele teve um marco importante na história. Por isso ter esse espaço é tão importante.

Aluno da Escola Municipal Henriqueta Costa Porto, André Cintra teve participação especial na abertura da Encantada. Vestido em homenagem ao inventor brasileiro, ele recebeu os visitantes com sorriso no rosto.

“Foi muito legal poder participar deste momento. Santos Dumont é o Pai da Aviação, e as invenções dele são importantes para todos nós até hoje.”

Marcos Villares, sobrinho-bisneto de Santos Dumont, destacou a importância do espaço aberto à população, após anos de trabalho de voluntários, com apoio da Prefeitura.

“Achei maravilhosa essa iniciativa, que tem tudo a ver com a cidade, por conta do ITA, do CTA e da Embraer. A casa é importante, principalmente para as crianças conhecerem o legado de pioneiros, como Santos Dumont, Casimiro Montenegro e Ozires Silva. Ter a réplica da Encantada acessível a todos, de forma lúdica e educativa, é inspirador para as próximas gerações.”

Encantada

Localizada no Parque Santos Dumont, dedicado ao pai da aviação, a Encantada foi realizada pela ABCAer em parceria com o DCTA e a Petrobras entre 2006 e 2012, sendo recentemente revitalizada pela Prefeitura.

A Casa Santos Dumont abriga um acervo que inclui o famoso chapéu Panamá, livros, cartas, fotografias e mobiliário, muitos dos quais foram projetados pelo próprio Dumont.

O chalé, em estilo alpino, reflete a inventividade do pioneiro, com réplicas das suas invenções originais, como o chuveiro no quarto de dormir e uma escada de entrada cujos degraus têm a forma de raquetes.

O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, dividido em grupos e por ordem de chegada. Com entrada gratuita, a visita é monitorada.

O endereço do Parque Santos Dumont é Rua Prudente Meireles de Morais, 1000, Vila Ady Anna.

Botão Voltar ao topo